Recentemente o Google e o Facebook anunciaram que irão participar do desenvolvimento de um projeto para a implantação de um cabo submarino para melhorar a conectividade da internet entre a região da Ásia-Pacífico. A inauguração da estrutura está prevista para 2024 e irá conectar países como Japão, Cingapura Taiwan, Guam, Filipinas e Indonésia.

Em março deste ano, o Facebook chegou a anunciar dois cabos submarinos para a região transpacífico, o Bifrost e o Echo, que irão conectar a região Ásia-Pacífico à América do Norte. Agora, foi revelado este terceiro cabo submarino para a região da Ásia que se chama "Apricot". De acordo com o Google em seu blog, o Echo e o Apricot são sistemas de transmissão complementares que trarão uma maior flexibilidade para o Google Cloud e outros serviços digitais da empresa.

Cabos submarinos Bifrost e o Echo. Fonte: Facebook
Cabos submarinos Bifrost e o Echo. Fonte: Facebook

O cabo submarino Apricot será um link óptico que ligará toda a região Ásia-Pacífico e terá uma taxa de mais de 190 terabits por segundo.

Facebook também participa da implementação de um cabo submarino na África

Em maio do ano passado, o Facebook também anunciou que está participando de um projeto para a implantação de um cabo submarino que irá percorrer toda a costa da África. Isso fará com que mais de 1,3 bilhões de pessoas possam se conectar mais facilmente ao longo do continente.

O cabo submarino chamado de 2Africa será instalado graças à parceria entre o Facebook, a China Mobile, a MTN da África do Sul, a Orange da França e a Vodafone da Grã-Bretanha. O Facebook diz em seu blog:

"2Africa é uma continuação dos nossos esforços contínuos para expandir a infraestrutura de rede global. Colaboramos com parceiros em todo o mundo para construir vários cabos de fibra óptica submarinos que estão liderando a indústria em termos de alcance, capacidade e flexibilidade."

Cabo submarino 2Africa. Fonte: Facebook
Cabo submarino 2Africa. Fonte: Facebook

O cabo submarino 2Africa terá incríveis 37 mil quilômetros de extensão e embora nenhuma das empresas responsáveis pelo projeto tenha divulgado detalhes sobre o investimento, sabe-se que é uma quantia exorbitante. Porém, o grande benefício será a interconexão entre 23 países localizados na Africa, Oriente Médio e Europa. De acordo com o Facebook, o link óptico irá fornecer uma conexão com "quase três vezes a capacidade total de rede de todos os cabos submarinos que atendem à África hoje".