Google ativa cabo submarino de 9.012km e capacidade de 36 Tb/s

Ontem foi anunciado um cabo submarino chamado Índigo feito pelo Google e seus parceiros. O cabo já está pronto para começar as atividades e possui cerca de 9300 Km e conecta a cidade de Sidney a Perth, Jacarta e Cingapura.

Por Tecnologia Pular para comentários
Google ativa cabo submarino de 9.012km e capacidade de 36 Tb/s

Ontem foi anunciado um cabo submarino chamado Índigo feito pelo Google e seus parceiros. O cabo já está pronto para começar as atividades e possui cerca de 9012 Km e conecta a cidade de Sidney a Perth, Jacarta e Cingapura.

A construção do cabo ajudará muito na comunicação entre a Austrália e o sudeste asiático. Para a construção do cabo ser possível, o Google fez uma parceria com as organizações AARnet, Indosat, Singtel, Subpartners e Telstra.

A estrutura do cabo terá aproximadamente 110 repetidores e será capaz de transmitir 36 terabits por segundo com opção de expansão no futuro. Segundo o Google, isso já é mais que o suficiente para ser capaz de suportar milhões de videoconferências simultâneas do Hangout (ou do Meet) entre a cidade de Cingapura e Sydney.

O projeto de construção teve anúncio pela primeira vez no ano de 2016. Ao longo dos anos o projeto até chegou a mudar o nome do cabo, chamado anteriormente de APX-West, além de não possuir a ligação com o município de Sydney (a ligação entre Perth e Sydney é chamada de Índigo-Central). O Google se juntou ao projeto no início do ano de 2017 e a construção e instalação do cabo teve começo em 2018.

Além do cabo submarino Índigo que o Google investiu na construção, há outros projetos que tem previsão para finalização no ano de 2019 também. Confira abaixo a tabela deles:

Lista de projetos de cabos subsmarinos com participação do GoogleLista de projetos de cabos subsmarinos com participação do Google

 

Fonte: TechCrunch

Compartilhe com seus amigos:
Vitor Valeri
Vitor Valeri Fundador dos canais "Fones High-End" nas principais redes sociais e hobbysta de fones de ouvido há 10 anos, hoje é responsável pela redação sobre a temática juntamente com games (outra paixão). Formado em Saúde Coletiva, anda sempre em busca de inovação e conhecimento.
FACEBOOK // INSTAGRAM: @vitor_valeri // TWITTER: @Vitor_Valeri
Quer conversar com o(a) Vitor, comente:
Minha foto
    Últimas notícias