Nesta semana, o Facebook e a Globenet revelaram que estão iniciando a construção de um novo cabo submarino com o objetivo de melhorar a conectividade entre Brasil e Argentina. Nomeado de Malbec, o cabo possui 2.500 quilômetros e deve começar a funcionar em 2020.

A Globenet diz que o Malbec contará com três pontos de conexão com a superfície, com o primeiro na cidade do Rio de Janeiro, o segundo em Praia Grande (SP) e o terceiro localizado em Toninas, no litoral argentino.

Facebook anuncia construção de cabo submarino entre Brasil e Argentina.
Facebook anuncia construção de cabo submarino entre Brasil e Argentina.

O cabo será responsável por proporcionar uma conexão homogênea entre o Cone Sul da América do Sul e os Estados Unidos. O Malbec também é a primeira rota submarina à chegar na costa argentina desde 2001.

As companhias envolvidas não informaram a capacidade do cabo. De qualquer forma, ele contará com seis pares de fibra óptica, ou seja, o dobro da capacidade de conexão internacional da Argentina.

"A Argentina merece uma infraestrutura de vanguarda para satisfazer as demandas urgentes dos próximos anos. Este projeto é uma prova das nossas capacidades, expertise e compromisso com a região na qual atuamos há 15 anos", disse Eduardo Falzoni, CEO da Globenet.

A Globenet deverá vender a capacidade do cabo para operadoras, OTTs e prestadoras de serviço em nuvem. Para completar, a empresa espera que o percentual de argentinos com acesso á internet cresça de 79% para 95%.

Fonte: Globenet