A Huawei marines Networks e a Global Marine concretizaram a instalação de um novo cabo submarino no litoral do Brasil. Deste modo, o Brasil irá ter mais uma ligação direta com a África, o que deve melhorar a velocidade da internet em toda a América do Sul e também no continente africano.

Como vantagem principal ao nosso país é a melhoria na comunicação digital com a Ásia, que deverá passar por Kribi, nos Camarões, seguir para a Inglaterra, e após chegar ao oriente.

Cabo submarino que liga Brasil e África entra em funcionamento.
Cabo submarino que liga Brasil e África entra em funcionamento.

As operadoras China Unicon e a Camtel, operadora estatal do governo de camarões, são as responsáveis por operar a nova conexão. O cabo de fibra óptica possui 5.917 Km de extensão e inicia em Fortaleza.

"Ele permite aumento de velocidade e maior oferta de conexão. É uma nova autoestrada chegando ao Brasil. Fora isso, ele é uma nova oferta, chega com o custo por terabit mais competitivo. Ou seja, ele pode trazer benefícios da livre concorrência", afirma Nicolas Driesen, diretor técnico de vendas da Huawei.

A nova estrutura irá permitir transferência de dados com velocidade de até 32 Tbps, porém, de início, a velocidade será reduzida.

Fonte: Exame