Os navegadores disponíveis atualmente conseguem proporcionar uma experiência de usuário aprimorada em relação aos moldes de anos anteriores, agregando cada vez mais valor em funções, recursos e desempenho. Essa disputa ficou ainda mais acirrada depois que a maioria dos concorrentes adotaram o Chromium, sistema de navegação de código aberto que serve como base de construção para diversos navegadores hoje em dia.

Em contraste com isso, a Mozilla continua com o Firefox, seu navegador padrão construído e desenvolvido de modo proprietário, e que vez por outra ganha uma nova função extra. Um desses recursos que acaba de aparecer para a sua comunidade de fãs, é a possibilidade de traduzir uma página inteira, sem necessitar de extensões de terceiros.

Firefox Translations

O funcionamento do recurso envolve basicamente traduzir páginas inteiras que estejam em outro idioma, com o objetivo de ajudar o usuário a facilmente compreender o conteúdo, de forma prática e versátil. Até agora, a maioria dos usuários utilizavam extensões de terceiros, como a do Google Translate, por exemplo.

Com o Firefox Translations, o processamento da tradução do texto é feito no próprio sistema, anulando a necessidade de se conectar a um servidor externo, o que contribui e muito para a proteção da privacidade do usuário, e o coloca como um forte concorrente da plataforma do Google.

Por enquanto, a novidade pode ser utilizada no Firefox Nightly, a versão de testes do navegador. A medida que as correções de bugs forem apresentadas e o feedback seja positivo, a desenvolvedora pode anunciar o recurso de forma oficial para o Firefox em uma atualização futura.

Como ativar o Firefox Translations?

Se você já tiver o Firefox Nightly, basta abrir e seguir os procedimentos abaixo. Para baixar o navegador de testes, acesse a página oficial da Mozilla neste link.

  1. Digite about:config na barra de endereço do Firefox Nightly e clique em "Aceitar o risco e continuar";
  2. Procure por extensions.translations.disabled;
  3. Clique no ícone de alternar e defina a opção como "false";
  4. Reinicie o navegador.
Digite about:config na barra de endereços.
Digite about:config na barra de endereços.
Se não tiver o botão de alternar, haverá um botão Mais (+).
Se não tiver o botão de alternar, haverá um botão "Mais" (+).

Quando o navegador for aberto novamente, você vai perceber que um botão será exibido no topo da página, recurso que integra o Firefox Translations. Nos testes que realizamos, notamos que a tradução funciona de forma prática, e nos dá uma noção sobre o que esperar pela frente. Vale lembrar que, apesar disso, ainda não há uma data certa para a chegada do recurso de forma nativa à plataforma do Firefox.