Durante esta sexta-feira (19), muitos clientes da Claro não estão conseguindo acessar e utilizar os sistemas da operadora, e em algumas regiões do Brasil, a rede 4G sequer funciona. Aparentemente, o problema está sendo ocasionado devido uma falha nos servidores da empresa, e os sistemas para acesso do consumidor como o Minha Claro Residencial e Minha Claro Móvel não reconhecem as credenciais de acesso.

O problema também afeta o NET Now, serviço de streaming que pertence ao ecossistema da Claro. Analisando os dados no Downdetector, plataforma que coleta os registros de manifestações sobre problemas com serviços na internet, identificamos que o problema se iniciou durante essa manhã, com as primeiras reclamações sendo registradas a partir das 10h.

Alguns usuários enfrentam problemas apenas ao acessar algum sistema que exige login, como os aplicativos e sites que guardam dados sobre os planos dos clientes. Outros não conseguem acessar a rede de internet e tampouco realizar ligações.

Leia também:

O que a Claro diz?

Pelo seu perfil oficial no Twitter, a Claro informa que o problema já foi identificado e que seus servidores estão em manutenção. Confira;

Ao tentar acessar os sistemas Minha Claro Residencial no computador e Minha Claro Móvel no celular, os usuários estão recebendo a informação de que seus dados de acesso não conferem. De início, o problema estava sendo identificado apenas pelo computador, mas no decorrer do dia, o acesso pelo celular também ficou comprometido.

Ao tentar acessar o aplicativo Minha Claro Móvel, o sistema não consegue reconhecer os dados de acesso. (Imagem: Captura de tela por Adalton Bonaventura)
Ao tentar acessar o aplicativo Minha Claro Móvel, o sistema não consegue reconhecer os dados de acesso. (Imagem: Captura de tela por Adalton Bonaventura)

No momento em que essa matéria foi escrita, eu constatei que o aplicativo Claro Móvel de fato continua fora do ar, assim como o NOW, mas o 4G e sistema de telefonia estão operando normalmente na capital de São Paulo.