O que é WiFi 6 e quais seus benefícios?

Wi-Fi 6 é o padrão sem fio de próxima geração, mais rápido do que 802.11ac. Mais do que velocidade, ele proporcionará melhor desempenho na navegação.

O que é WiFi 6 e quais seus benefícios?

Embora o 5G esteja ficando cada vez mais popular, e aé tenhamos celulares 5G no mercado, saber que essa tecnoogia pode demorar muito ainda para chegar nas nossas mãos é desanimador. A tecnologia Wi-Fi 6 pode alcançar conexões de rede mais rápidas e menor latência. Mais importante ainda, a tecnologia Wi-Fi 6 pode não ser tão difícil de adquirir quanto o 5G.

WiFi 6
WiFi 6

O que é WiFi 6?

O WiFi 6 é a versão mais recente do WiFi, baseada no padrão IEEE 802.11ax. Ela oferece uma série de vantagens sobre a tecnologia WiFi mais antiga, que veremos a seguir. O WiFi 6 acompanha uma nova convenção de nomenclatura, projetada para permitir que os usuários percebam facilmente qual tipo de dispositivo estão usando.

De acordo com a nova convenção de nomenclatura, aqui está como o WiFi teria sido definido no passado, e como será identificado no futuro. O nome de geração de WiFi está vinculado ao padrão IEEE que eles suportam.

  • WiFi 1 - 802.11b, lançado em 1999
  • WiFi 2 - 802.11a, lançado em 1999
  • WiFi 3 - 802.11g, lançado em 2003
  • WiFi 4 - 802.11n, lançado em 2009
  • WiFi 5 - 802.11ac, lançado em 2014
  • WiFi 6 - 802.11ax, lançado em 2019

Junto com o novo método de identificação de várias gerações de tecnologia WiFi, está o conceito de rotular claramente os dispositivos e softwares que suportam diferentes tipos de WiFi.

O objetivo disso é tornar mais fácil para o usuário entender os recursos de seus dispositivos e softwares, e fazer escolhas mais conscientes sobre atualizações e compras de equipamentos.

Isso significa que você deve começar a ver dispositivos que oferecem suporte ao WiFi 6 em vez do padrão 802.11ax. Isso certamente é mais fácil de lembrar. Você também verá dispositivos que foram aprovados no processo de certificação da WiFi Alliance e que agora são rotulados como "WiFi 6 Certified".

A WiFi Alliance recomenda que todos os fabricantes de hardware e software adotem as convenções de rotulagem para padronizar as informações apresentadas aos consumidores.

Os benefícios do WiFi 6

Rapidez

A velocidade é uma das primeiras vantagens do WiFi 6. Espera-se que as velocidades da Internet com este padrão mais recente aumentem 40% em comparação com a geração anterior.

Essa taxa de transmissão de dados é alcançada por meio de um sistema de codificação de dados eficiente, em que mais blocos de dados são compactados nas mesmas ondas de rádio.

Os chips internos que cuidam da codificação e decodificação desses sinais tornaram-se mais poderosos com o próximo padrão. Essa taxa de transmissão de dados aumenta as velocidades da Internet até mesmo em redes 2,4 GHz.

Mais Dispositivos

Uma das mais notáveis melhorias do WiFi 6 é a implementação de uma tecnologia chamada Orthogonal Frequency Division Multiple Access. Resumidamente, essa tecnologia pode classificar um canal sem fio em vários subcanais, e cada um desses subcanais tem a capacidade de transportar dados para diferentes dispositivos.

O MIMO aprimorado é outro aspecto disso. Essa tecnologia é a implantação de mais antenas em um dispositivo, para promover uma melhor comunicação entre os aparelhos conectados.

No WiFi 5, apenas os pontos de acesso podem se comunicar com os aparelhos conectados, não o contrário. Mas no WiFi 6, os dispositivos conectados também podem responder aos pontos de acesso. Isso faz com que este último padrão sem fio seja implementado em áreas públicas, como aeroportos, shoppings e outros locais movimentados.

Ligando isso à implementação da IoT, onde empresas e cidades estão se movendo para se tornarem inteligentes, o WiFi 6 pode impulsionar essa transformação ao se comunicar com mais dispositivos ao mesmo tempo.

Videoconferências 4K sem travar

Globalização e mobilidade não são termos novos no mercado, mas durante ápandemia ficou ainda mais evidente que muitas videoconferências em reuniões de negócios começam e terminam com apenas uma pergunta - "Você pode me ouvir?" Atrasos e falhas são algumas das pautas das reuniões hoje.

Com o WiFi 6, esse não será o caso, pois ele fornecerá as velocidades de conectividade e potência necessárias para permitir videoconferências contínuas em resoluções 4K.

Consumo de energia reduzido

O consumo de energia reduzido representa uma maior vida útil da bateria. O novo recurso chamado Target Wake Time é uma implementação de um ponto de acesso capaz de entender exatamente qual tipo de dispositivo está conectado, como um tablet, notebook ou smartphone, e colocá-lo para colocar seu rádio sem fio no modo de hibernação e quando ligá-lo novamente quando a transmissão for acionada. Enquanto o dispositivo aguarda sinais do ponto de acesso, ele permanece no modo de hibernação, conservando a vida útil da bateria dos dispositivos conectados.

Quando o WiFi 6 estará disponível?

Até o momento, não há muitas informações sobre sua disponibilidade no mercado. Embora suas ofertas pareçam promissoras, ainda temos que esperar um pouco mais para experimentar a utilização em massa e a implementação do WiFi 6. Como tal, ainda não existem fornecedores ou dispositivos com suporte à essa tecnologia.

Mas quando eles forem lançados, os novos protocolos de nomenclatura garantirão que todos possam entender que o dispositivo suporta o WiFi 6. Se as especulações forem verdadeiras, a próxima geração de iPhones será compatível com a tecnologia WiFi 6.

Deve-se notar que a conclusão do WiFi 6 requer não apenas terminais WiFi 6, mas também suporte para roteador WiFi 6. Esta rede oferece conexão de vários dispositivos, aumento da velocidade da rede e redução do consumo de energia. Estas são as razões pelas quais o WiFi 6 se tornará gradualmente popular.

5 Fones Bluetooth, qual comprar?

Conteúdo relacionado

O melhor intermediário para importar? OnePlus Nord 2 5G Review
Celulares

O melhor intermediário para importar? OnePlus Nord 2 5G Review

Já pensou em comprar um celular intermediário top, com tela boa, câmera de 50MP da Sony e preço competitivo? É o Oneplus Nord 2

WiFi 6 deve chegar no OnePlus 7 Pro em sua próxima atualização
Celulares

WiFi 6 deve chegar no OnePlus 7 Pro em sua próxima atualização

O WiFi 6, novo padrão anunciado pela WiFi Alliance em 2019, deve ser habilitado no OnePlus 7 Pro em sua próxima atualização de software. Essa tecnologia entrega diversas melhorias e aprimoramentos de segurança.

Wi-Fi 2.4Ghz, 5GHz ou 6GHz? Quais diferenças e qual devo usar?
Internet

Wi-Fi 2.4Ghz, 5GHz ou 6GHz? Quais diferenças e qual devo usar?

Quando se trata de comprar um novo roteador para configurar uma conexão WiFi em sua casa, duas das escolhas mais populares são o WiFi de 2,4 GHz, WiFi de 5 GHz e Wi-fi de 6Ghz.