As redes de internet 5G estão a cada dia que passa chegando a mais lugares pelo mundo, porém um dos maiores problemas enfrentados na implantação da tecnologia são as torres de transmissão que possuem um alcance muito curto. Buscando solucionar o problema, a Qualcomm anunciou recentemente um avanço considerável na transmissão de ondas milimétricas ultrarrápidas (mmWave), alcançando uma distância de 3,8Km (mais que o dobro do alcance prometido por sua antena QTM527 anunciada no ano passado). Com esta evolução na cobertura da tecnologia 5G, será possível, por exemplo, oferecer internet rápida com mais facilidade para zonas rurais.

É importante esclarecer que o alcance registrado pela Qualcomm foi obtido através de modems que utilizam chips de operadoras para transmitir o sinal da internet 5G, não de smartphones. A ideia da empresa ao demonstrar este alcance com a tecnologia é levar cobertura de internet 5G para comunidades com falta de acesso a uma infraestrutura boa de internet, como a de fibra ótica. Desta forma, será possível oferecer internet para a população localizada em zonais rurais, suburbanas e urbanas mais afastadas.

Para exemplo do quão rápido é a internet 5G, nos EUA a operadora Verizon consegue oferecer uma velocidade de 1 a 2 gigabytes por segundo (Gbps) nos aparelhos que estiverem mais próximos das torres de transmissão. Combinando esta grande capacidade de transmissão com a baixa latência que a tecnologia 5G proporciona, será possível utilizar esta modalidade de internet para qualquer coisa, indo desde streaming de realidade virtual e aumentada até aplicações industriais de próxima geração.

Os testes

Os testes da Qualcomm se basearam em duas soluções de hardware: o modem Snapdragon X55 e a antena QTM527 (implementados em um modem localizado na residência de um consumidor) comunicando-se com o hardware de torre Air5121 e Baseband 6630 da Ericson. Infelizmente não foi fornecido detalhes sobre a conexão como velocidades alcançadas e outras informações, mas a empresa afirma que o teste alcançou as espectativas.

Hardwares mais avançados já foram anunciados

A Qualcomm já anunciou o modem Snapdragon X60, que possui um desempenho superior, porém ainda não anunciou o hardware que irá substituir a antena QTM527 (anunciada a pouco menos de 1 ano).

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!