Recentemente pesquisadores descobriram mais de 400 vulnerabilidades nos chipsets Snapdragon da Qualcomm. De acordo com as informações, o problema afeta mais de 1 bilhão de smartphones Android. Estas falhas podem ser exploradas para instalar apps maliciosos sem permissão do usuário, facilitando o roube de dados, rastrear o aparelho e até ouvir os arredores.

As falhas afetam de forma direta a função de processamento de sinal dos processadores Snapdragon, que são utilizados para realizar tarefas como transmissão de vídeo, áudio, realidade aumentada, dentre outras. As vulnerabilidades chegam a permitir que os invasores possam ocultar o código malicioso do sistema operacional, tornando irremovível. É possível que hackers tornem os dispositivos inutilizáveis para dificultar alterações na tentativa de solução do problema.

A Qualcomm já foi notificada sobre as vulnerabilidades, apelidada de Achilles pela Check Point Research, instituição responsável pela descoberta. A desenvolvedora de processadores chegou a lançar uma correção, porém ela ainda não foi enviada para nenhum dispositivo Android como atualização de software ou patch. Considerando o número de dispositivos, não será uma tarefa fácil alcançar todos eles.

Em comunicado, a Qualcomm diz:

"Em relação à vulnerabilidade Qualcomm Compute DSP divulgada pela Check Point, trabalhamos diligentemente para validar o problema e disponibilizar as mitigações adequadas aos OEMs. Não temos evidências de que ele esteja sendo explorado. Incentivamos os usuários finais a atualizar seus dispositivos conforme os patches se tornam disponíveis e a instalar apenas aplicativos de locais confiáveis, como a Google Play Store."

Fique atento para mais novidades. Iremos atualizar a noticia a medida que surgirem novas informações acerca do ocorrido.