Por conta das sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos, a Huawei vem enfrentando diversos problemas, como o fato de que nenhuma empresa americana pode vender chips para seus smartphones, algo que tem preocupado a fabricante chinesa.

No entanto, buscando reverter essa situação, a Qualcomm estaria pressionando a administração Trump para que libere a comercialização de seus chips 5G para Huawei. Vale lembrar que essas mesmas sanções também fizeram com que os aparelhos mais recentes da marca, como P40 e P40 Pro, fossem lançados sem Play Store e outros serviços do Google.

Em maio deste ano, as restrições dos Estados Unidos foram renovadas, tornando-se mais severas. Dessa forma, a TSMC não pode mais produzir chips para a Huawei, embora tenha sede em Taiwan. Isso porque a empresa segue as regras do Departamento de Comércio dos Estados Unidos pelo fato de utilizar tecnologia americana em seus processadores.

Essa nova restrição já tem causado problemas para a Huawei, afinal, sem nenhum fornecedor disponível, a gigante chinesa anunciou que vai parar a produção dos chips Kirin que equipam seus smartphones topo de linha.

Olhando esse cenário, parece que a Qualcomm resolveu intervir, isso de acordo com informações divulgadas pelo Wall Street Journal. Aparentemente, a empresa teria a dito a legisladores americanos que proibir o fornecimento de chips à Huawei não é uma boa ideia, dado que ela poderia obter componentes com marcas estrangeiras.

Portanto, tudo indica que a Qualcomm está tentando obter autorização dos Estados Unidos para voltar a vender chips 5G para Huawei, pois caso contrário, esse mercado, com valor estimado de US$ 8 bilhões por ano, estaria nas mãos de rivais estrangeiros, como Samsung e MediaTek. Resta saber se o apelo da companhia terá algum efeito.