Hoje foi anunciado oficialmente pela Qualcomm a nova geração de sua tecnologia de carregamento rápido, o Qualcomm Quick Charge 5. Nesta nova versão da tecnologia Quick Charge, foi aprimorada a velocidade de carregamento em smartphones, além de uma maior eficiência comparado as gerações anteriores.

Segundo a Qualcomm, o Quick Charge 5 é a primeira tecnologia viável do mundo a suportar mais de 100W de carga em um celular, permitindo que o usuário carregue o seu dispositivo de 0 a 50% em apenas 5 minutos. Além disto, a nova tecnologia de carregamento conta com o Qualcomm Battery Saver e com o Smart Identification of Adapter Capabilities, proporcionando uma grande eficiência e colaborando para aumentar o ciclo de bateria do telefone.

O vice-presidente de produtos da Qualcomm, Ev Roach, diz:

"O Quick Charge 5, nossa solução de carregamento mais rápida e versátil, permitirá que os consumidores desfrutem de seus dispositivos por períodos mais longos, sem se preocupar com o tempo necessário para recarregar a carga. Temos orgulho em expandir nosso portfólio de tecnologia e tornar a carga comercial de 100 W + acessível para a realidade comercial. Trabalhe em estreita colaboração com os fabricantes para criar dispositivos líderes do setor que atendam à demanda dos consumidores por experiências móveis mais imersivas e acessíveis."

Características da tecnologia de carregamento Quick Charge 5 da Qualcomm. Fonte: Qualcomm
Características da tecnologia de carregamento Quick Charge 5 da Qualcomm. Fonte: Qualcomm

Desempenho e eficiência

O Quick Charge 5 conseguir oferecer uma eficiência 70% maior comparado a Quick Charge 4. Para utilizar a nova tecnologia é necessário baterias 2S e 20 Volts.

Ao mesmo tempo que o Quick Charge 5 oferece uma tecnologia para se obter um carregamento extremamente rápido, ele também possui diversas medidas de segurança. A tecnologia possui 12 proteções para tensão, corrente e temperatura, incluindo proteção contra sobretensão na entrada USB até 25V e controles externos de potência até 30V. Além disso, o novo sistema de carregamento da Qualcomm é capaz de funcionar 10°C mais frio que o Quick Charge 4.

O Quick Charge 5 possui otimização para as tecnologias USB-PD e Type-C, atentendo aos requisitos de futuros smartphones Android. O vice-presidente da Mi Phone e gerente geral de P&D de hardware da Xiaomi, Zhang Lei, diz:

"As soluções Quick Charge estão amplamente disponíveis em uma variedade de dispositivos móveis. A última geração do Quick Charge 5 não apenas oferece recursos superiores de carregamento, mas ajuda a estender de forma inteligente a vida útil da bateria do dispositivo e reduzir a produção térmica. A Xiaomi sempre se comprometeu a impulsionar de maneira proativa a adoção de novas tecnologias e a acelerar o cumprimento de experiências aprimoradas. No futuro, mais usuários da Xiaomi poderão desfrutar de experiências de carregamento de alta velocidade, seguras e superiores, habilitadas pelo Quick Charge 5."

Segundo a Qualcomm, já deve haver smartphones com suporte ao Quick Charge 5 no terceiro trimestre de 2020. A tecnologia é suportada nos chipsets Snapdragon 865, 865 Plus e futuros processadores Snapdragon.

O que achou da nova geração da tecnologia de carregamento Quick Charge da Qualcomm? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!