De acordo com o relatório recente da Strategy Analytics, a receita do mercado global de processadores para smartphones no primeiro trimestre continua aumentando, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, claro que todos esperavam que esta receita diminuísse.

No entanto, o Strategy Analytics mostra que a receita do mercado de processadores aumentou 6%, saltando para US$4,7 bilhões em 2020. Segundo o relatório, Qualcomm, Huawei HiSilicon, Apple, Samsung LSI e MediaTek estão entre os cinco principais fabricantes de chips.

Eles são os principais fabricantes mundiais de processadores para smartphones no primeiro trimestre de 2020. Enquanto a Qualcomm mantém sua liderança com uma participação de 40% do mercado, a HiSilicon em segundo lugar com 20% do mercado está a frente da Apple, Samsung e Mediatek, na terceira posição está a Apple com uma fatia de 15%.

De acordo com a Strategy Analytics, a Qualcomm já abriu 2020 com seu carro-chefe, Snapdragon 865, seguido do Snapdragon 765 e 765G para intermediários premium com 5G.

Esses processadores 5G apareceram em muitos modelos dos principais fabricantes de smartphones. Entre os smartphones de alto volume, a Strategy Analytics estima que, no primeiro trimestre de 2020, os processadores 5G respondem por mais de 20% das remessas de processadores para smartphones da Qualcomm.

No entanto, a Qualcomm enfrentou forte concorrência dos smartphones 4G e 5G durante o trimestre. "No entanto, com relação à remessa de chips de memória, o relatório da Strategy Analytics afirma que houve um aumento."

O relatório diz que "Apesar do declínio nas remessas de smartphones durante a pandemia da COVID-19, o mercado de processadores para smartphones mostrou um crescimento significativo na receita impulsionada pelo aumento no preço médio de venda dos processadores 5G. Agora, muitos dos principais mercados de processadores 4G mudaram para 5G. No entanto, o 4G continua com bom desempenho nos segmentos médio e baixo…"

Quanto ao Strategy Analytics, quase todos os principais fornecedores de processadores estão agora focados nos processadores 5G. Segundo a empresa, os principais processadores 5G impulsionarão o crescimento da receita no segundo semestre de 2020.

A surpresa do relatório ficou por conta da Huawei HiSilicon que mesmo com todos os seus problemas com o governo americano, muitos esperavam que a Huawei caísse rapidamente.

Por mais rápida que se imagine que a empresa cairia com o embargo comercial, a HiSilicon parece ainda ter muito fôlego, se mantendo a frente da Apple, Samsung e Mediatek, ficando atrás somente da Qualcomm.

Até recentemente, a HiSilicon estava funcionando normalmente. De fato, as leis recentes que impedem a TSMC de trabalhar para a Huawei ainda não estão totalmente ativas. E este relatório, traz informações do primeiro trimestre de 2020. Resta ficarmos atentos ao próximo trimestre.