Se você estiver pensando em substituir ou atualizar seu roteador antigo, você pode encontrar termos como "banda dupla" e até "banda tripla", que se refere a roteador Wi-Fi que utiliza duas bandas de frequência (2.4Ghz de 5Ghz) ou três (2.4Ghz, 5GHz ou 6GHz). Afinal, o que esses números significam? Saiba quais são as diferenças e qual você deve usar.

Qual é a diferença entre WiFi de 2.4Ghz, 5Ghz e 6Ghz?

Embora possa parecer confuso, esses números se referem a três comprimentos de onda de rádio diferentes (geralmente chamados de "bandas" ou "frequências"). Atualmente o padrão de rede Wi-fi mais utilizado no Brasil é o Wi-fi 5, identificado pelas letras "AC" (padrão Wi-fi 802.11ac), que utiliza duas bandas (2.4Ghz de 5Ghz) e por isso é chamado de "Dual Band" ou "banda dupla". Entretanto, o Wi-fi 6, identificado pelas letras "AX" (padrão Wi-fi 802.11ax) nos roteadores, trouxe tecnologias interessantes que podem ajudar no desempenho das tarefas que dependem da performance da internet.

O Wi-fi 6 possui duas variantes, o Wi-fi 6 e o Wi-fi 6E, onde o último é uma versão aprimorada do padrão e possui como grande vantagem a utilização da banda de 6Ghz. Porém, esta frequência, embora possa proporcionar velocidades consideravelmente superiores comparado a banda de 5Ghz, ela tem uma capacidade de alcance de sinal menor.

Uma transmissão sem fio a 2.4Ghz fornece internet para uma área maior, mas sacrifica a velocidade, enquanto as de 5Ghz e 6Ghz fornecem velocidades mais rápidas para uma área menor. Ou seja, na prática, em termos de capacidade de área de abrangência, temos a seguinte ordem de faixas de frequência, indo do com maior alcance para o que possui a pior capacidade de transmissão por distância: 2,4Ghz > 5Ghz > 6Ghz.

Cada roteador é projetado para fornecer um determinado conjunto de frequências, e você deve considerar qual banda e canal WiFi atenderá melhor às suas necessidades e fornecerá o desempenho ideal.

Nota: Não confunda 5Ghz com 5G, são coisas diferentes e explicamos nesse artigo.

Listados abaixo estão os diferentes padrões de WiFi mais comuns atualmente, suas frequências, distâncias e velocidades teóricas. Lembre-se de que as velocidades que você obtém com seu roteador variam com base na empresa que oferece o serviço de internet, na tecnologia da transmissão de dados da internet (saiba mais sobre aqui) e na tecnologia utilizada pelo dispositivo Wi-fi e dispositivo cliente (celular, notebook, tablet, desktop etc.).

Comparação de alcance - 2.4 GHz vs. 5Ghz

Padrão Frequência Distância teórica Distância do mundo real
802.11a 5Ghz 119 metros 60 metros
802.11b 2.4Ghz 140 metros 70 metros
802.11g 2.4Ghz 11 metros 19 metros
802.11n 2.4Ghz 250 metros 125 metros
802.11n 5Ghz 140 metros 70 metros
802.11ac 5Ghz até 250 metros (amplificado) até 125 metros (amplificado)

Comparação de velocidade - 2.4 Ghz vs. 5Ghz

Padrão Frequência Velocidade teórica Velocidade no mundo real
802.11a 5Ghz 6-54 Mbps 3-32 Mbps
802.11b 2.4Ghz 11 Mbps 2-3 Mbps
802.11g 2.4Ghz 54 Mbps 10 -29 Mbps
802.11n 2.4Ghz 300 Mpbs 150 Mbps
802.11n 5Ghz 900 Mbps 450Mbps
802.11ac 5Ghz 433 Mbps - 1,7 Gbps 210 Mbps - 1 G

O que são roteadores de banda dupla e tripla?

A maioria dos roteadores modernos age como roteadores de banda dupla ou tripla. Um roteador de banda dupla é aquele que transmite um sinal de 2.4 Ghz e 5Ghz da mesma unidade, fornecendo a você duas redes Wi-Fi e o melhor dos dois mundos. Os roteadores de banda dupla podem ser:

  • Dual-band selecionável: Um roteador de banda dupla selecionável oferece uma rede Wi-Fi de 2.4Ghz e 5Ghz, mas você só pode usar uma de cada vez. Na verdade, você precisa usar um interruptor para informar a banda que deseja usar.
  • Dual-band simultâneo: Um roteador de marca dupla simultâneo transmite redes Wi-Fi de 2.4Ghz e 5Ghz separadas ao mesmo tempo, oferecendo a você duas redes Wi-Fi que você pode escolher ao configurar um dispositivo. Algumas marcas de roteador também permitem que você atribua o mesmo SSID às duas bandas para que os dispositivos vejam apenas uma única rede - embora ambas ainda estejam operacionais. Eles tendem a ser um pouco mais caros do que os roteadores de banda dupla selecionáveis, mas as vantagens de ter as duas bandas operando simultaneamente geralmente superam a diferença de custo.

Capacidade presente apenas no Wi-fi 6E, um roteador tri-band opera três bandas simultaneamente, 2,4Ghz, 5Ghz (Wi-fi 5 e Wi-fi 6) e 6Ghz. Ao utilizar a banda de 6Ghz o usuário poderá obter uma velocidade de transmissão maior que a dos padrões Wi-fi 6 e Wi-fi 5. Com o Wi-fi 6E será possível obter 600Mbps através de um canal de 80Mhz e 1200Mbps por meio de um canal de 160Mhz. Para entender melhor o que isso significa e o porquê de obter esse resultado, temos que entender o que são os canais.

O que são os canais das faixas de frequência?

Para transmitir o sinal Wi-fi se utiliza canais, medidos em Megahertz (Mhz). Se uma banda Wi-fi (5Ghz, 2,4Ghz ou 6Ghz) é uma rodovia, os canais são as faixas. No Brasil a ANATEL permite que se utilize 13 canais de 20Mhz cada um na banda Wi-fi de 2,4Ghz enquanto na de 5Ghz é permitido 24 canais, onde ao invés de utilizar os 20MHz como os canais de 2,4Ghz e alguns de 5Ghz (que só aceitam essa faixa), são utilizadas frequências de 40Mhz, 80MHz e até 160Mhz.

Saiba que quanto mais larga a faixa, mais velocidade pode-se conseguir a partir dela. Essa é grande vantagem da banda de 6GHz, onde o número de canais de 160Mhz (maior faixa atualmente) disponíveis é de sete contra apenas 2 na mesma faixa em 5Ghz.

Para obter uma faixa (canal) mais larga, geralmente se utiliza o conjunto de dois canais. Exemplos:

  • Canal de 40Mhz - formado de dois canais de 20Mhz.
  • Canal de 80Mhz - formado de dois canais de 40Mhz.
  • Canal de 160Mhz - formado de dois canais de 80Mhz.

Para se evitar interferências, o ideal é fazer uma varredura do espectro no local para saber quais canais de 2,4Ghz, 5Ghz ou 6Ghz estão sendo ocupados (ou com menos roteadores utilizando). Para isso, são utilizados programas como, por exemplo, o Vistumbler (software para computadores com antena Wi-fi) e o app WiFiman (iOS e Android).

Artigos recomendados para leitura:

Qual frequência você deve escolher - 2.4Ghz, 5Ghz ou 6Ghz?

Wi-Fi 2.4 ou 5GHz? Quais diferenças e qual devo usar?
Há vários fatores que determinam qual banda seus dispositivos devem utilizar.
Muitos dispositivos no mundo de hoje usam o comprimento de onda de 2,4 GHz, incluindo aparelhos Bluetooth, microondas, câmeras de monitoramento e portões de portas de garagem.

Embora você possa não ter muitos desses dispositivos em sua casa, se você mora em um apartamento cercado por outras pessoas, é provável que essa banda de 2.4Ghz esteja congestionada com vários dispositivos.

Se você possui um dispositivo que não se move e fica perto do seu roteador (mas não pode conectá-lo com um cabo Ethernet), recomendamos configurá-lo nas frequências de 5Ghz ou 6Ghz, para reduzir o congestionamento e aproveitar as velocidades mais altas que a banda de 5Ghz e 6Ghz podem fornecer.

Por outro lado, se você possui um dispositivo que se move muito em sua casa (como o smartphone), e geralmente está mais distante do seu roteador, recomendamos que você defina esse dispositivo na frequência de 2.4Ghz. Esse comprimento de onda tem um alcance maior e pode penetrar objetos sólidos mais facilmente do que as bandas de 5Ghz e 6GHz, tornando-a ideal para dispositivos que se movem ou que ficam localizados mais longe do roteador.

Resumo do 2.4Ghz

  • Contras: menor taxa de dados; mais propenso a interferências; geralmente mais dispositivos usando essa frequência.
  • Prós: Maior área de cobertura; melhor na penetração de objetos sólidos.
  • Velocidade máxima de conexão: ~ 150 Mbps.
  • Faixa máxima de sinal (do roteador): ~ 410 pés.

Resumo do 5Ghz

  • Prós: Maior taxa de dados; menos propenso a interferências; geralmente menos dispositivos usando essa frequência.
  • Contras: Menor área de cobertura; menos bem-sucedido na penetração de objetos sólidos.
  • Velocidade máxima de conexão: ~ 1 Gbps.
  • Faixa máxima de sinal (do roteador): ~ 410 pés amplificados.

Se você escolher 2.4Ghz, 5Ghz e 6Ghz, precisará verificar se o modem / roteador / Acess Point (AP) e o dispositivo cliente (smartphone, tablet, notebook, desktop) possuem suporte para usar a mesma frequência. Verifique seu modelo específico de roteador para especificações de compatibilidade e frequência.

Veja também o que é WiFi 6 e seus benefícios: