Antigamente, o Wi-Fi de 5 GHz era usado para alcançar transmissões rápidas acima de 100 Mbps. Mas agora, com o surgimento do Wi-Fi 6E na faixa de 6 GHz, temos uma nova opção. Apesar disso, não devemos descartar o uso do Wi-Fi de 2,4 GHz, que possui vantagens únicas em relação às outras frequências. Para entender melhor, vamos analisar os prós e contras de cada uma e assim decidir qual é a melhor opção para você.

ÍNDICE

O que é o 2.4 GHz e qual a sua importância?

A importância da faixa de frequência de 2,4 GHz nas redes Wi-Fi para os dispositivos de IoT nas casas inteligentes (smart homes). Fonte: unsplash (Foto por BENCE BOROS)
A importância da faixa de frequência de 2,4 GHz nas redes Wi-Fi para os dispositivos de IoT nas casas inteligentes (smart homes). Fonte: unsplash (Foto por BENCE BOROS)

A faixa de frequência de 2,4 GHz ainda é muito importante na transmissão de dados via Wi-Fi porque sua capacidade de alcance (cobertura) é consideravelmente maior comparado às faixas de 5 GHz e 6 GHz.

Isso ocorre porque quanto maior a frequência, menor a capacidade de transpassar barreiras como paredes, vidros, metais, tubulações de água etc.

Atualmente, os dispositivos se beneficiam da faixa de 2,4 GHz são os aparelhos que se utilizam do conceito de IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas), que tornam casas e empresas inteligentes, onde os usuários conseguem controlar lâmpadas, ar-condicionado, máquina de lavar, geladeira, entre outros eletrônicos, através de um smartphone conectado à internet, por exemplo.

Por que hoje a faixa de 2,4 GHz é cada vez menos utilizada?

Como atualmente existem planos de internet com velocidades de 300MB, 600MB e 1GB (1000MB), as pessoas procuram por formas de aproveitar toda essa capacidade. Ao utilizar a transmissão de dados via Wi-Fi em 2,4 GHz, não é possível ultrapassar a barreira dos 100 Mbps, chegando na maioria das vezes a 60 Mbps, podendo variar de acordo com o equipamento utilizado, mas se quiser saber como obter velocidades superiores a 100 Mbps, acesse este artigo onde há dicas sobre o que fazer. Entretanto, como viu acima, a faixa de 2,4 GHz ainda é útil para realizar a comunicação com aparelhos que estão muito longe da antena de transmissão do sinal ou estão atrás de muitas barreiras físicas, que atenuam a força das ondas de rádio.

O Wi-Fi 5 e a frequência de 5 GHz

Os primeiros roteadores Wi-Fi no padrão IEEE 802.11ac, atualmente conhecido como Wi-Fi 5, foram lançados em 2012. Este foi o primeiro padrão Wi-Fi a popularizar a faixa de frequência de 5 GHz, que possibilitou aos usuários chegar a velocidades acima de 100 Mbps via Wi-Fi.

Para efeito de comparação, ao utilizando 2,4 GHz, conseguimos chegar a uma velocidade média de 60 Mbps.

O Wi-Fi 5 pode ser encontrado nos roteadores Wi-Fi chamados de Dual Band ou "AC", termos que remetem ao padrão IEEE 802.11ac. Atualmente essa é a tecnologia de transmissão sem fio mais utilizada para acessar a internet com celulares, tablets, notebooks, TVs, consoles (PS5, Xbox Series X, Nintendo Switch), entre outros eletrônicos.

O Wi-Fi 6 e as vantagens comparado ao Wi-Fi 5

Roteador AX2 da Huawei, com Wi-Fi 6
Roteador AX2 da Huawei, com Wi-Fi 6

Embora o Wi-Fi 5, identificado pelas letras "AC" (padrão Wi-Fi 802.11ac), seja o padrão mais utilizado atualmente, principalmente devido a utilização da frequência de 5Ghz, o Wi-Fi 6 trouxe tecnologias interessantes que podem ajudar no desempenho das tarefas que dependem da performance da internet.

Identificado pelas letras "AX" (padrão Wi-Fi 802.11ax) nos roteadores, o Wi-Fi 6 possui duas variantes, o Wi-Fi 6 e o Wi-Fi 6E, onde o último é uma versão aprimorada do padrão e possui como grande vantagem a utilização da banda de 6 GHz.

Os primeiros produtos com o Wi-Fi 6E foram lançados entre 2022 e 2023.

O Wi-Fi 6 possui tecnologias como MU-MIMO, OFDMA e TWT, que melhoram a eficiência na entrega de dados. O OFDMA, por exemplo, subdividi os dados em pequenas peças para que sejam entregues de forma mais eficiente, enquanto o TWT controla o adaptador Wi-Fi, colocando-o em modo de hibernação quando ocioso para economizar energia.

Para entender as vantagens do Wi-Fi 6 comparado ao Wi-Fi 5, veja a tabela abaixo:

Wi-Fi 5 (802.11ac) Wi-Fi 6 (802.11ax)
Frequência 5 GHz 6 GHz
Velocidade Acima de 100 Mbps Velocidades superiores a 100 Mbps
Tecnologias MU-MIMO MU-MIMO, OFDMA, TWT
Largura de Banda Eficiente, mas limitada Mais avançada, permite velocidades máximas maiores
Eficiência na entrega de dados Boa, mas pode melhorar Melhorada com tecnologias OFDMA e TWT
Economia de energia Não possui TWT ajuda a economizar energia do dispositivo Wi-Fi

O Wi-Fi 6E e as vantagens comparado ao Wi-fi 6

Roteador Asus RT-AX68U. Fonte: Asus
Roteador Asus RT-AX68U. Fonte: Asus
Os roteadores Wi-Fi 6E se destacam por utilizar a banda de 6 GHz, o que os torna tri-band, trabalhando com frequências de 2.4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Essa banda oferece velocidades de transmissão ainda maiores do que os padrões Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6, com até 600 Mbps em um canal de 80 MHz e 1200 Mbps em um canal de 160 MHz.

A banda de 6 GHz também possui mais canais largos disponíveis, como 14 canais de 80 MHz e 7 canais de 160 MHz, o que significa maior potencial de transmissão de dados em alta velocidade. Além disso, a ausência de canais DFS na banda de 6 GHz evita desconexões e garante uma faixa de frequência exclusiva para o Wi-Fi, sem interferências de outros dispositivos, como radares. Veja na tabela abaixo, as principais vantagens entre os roteadores:

Vantagens Wi-Fi 6 (802.11ax) Wi-Fi 6E (802.11ax)
Frequência 2.4 GHz e 5 GHz 2.4 GHz, 5 GHz e 6 GHz
Velocidade de transmissão Acima de 100 Mbps Até 600 Mbps (80 MHz), 1200 Mbps (160 MHz)
Tecnologias MU-MIMO, OFDMA, TWT MU-MIMO, OFDMA, TWT
Largura de Banda Maior e mais avançada Mais ampla e avançada
Exclusividade de Frequência Não possui Banda de 6 GHz exclusiva para Wi-Fi
Canais de 160 MHz Sim Maior n° de canais (7 canais de 160 MHz)
Canais DFS Sim Não
Estabilidade Não possui Maior estabilidade sem desconexões

Diferenças entre Wi-Fi 2.4 GHz, 5 GHz e 6 GHz

  • Padrões Wi-Fi de roteadores e as frequências utilizadas: Os roteadores Wi-Fi 4, identificados pela letra "N", operam na faixa de frequência de 2.4 GHz (gigahertz), enquanto os roteadores Wi-Fi 5, identificados pela letra "AC", operam na faixa de frequência de 5 GHz e 2,4 GHz. Já os roteadores Wi-Fi 6E, identificados pela letra AX, operam na frequência de 6 GHz, 5 GHz e 2,4 GHz.
  • Velocidade de transmissão: O Wi-Fi 5, que conta com a frequência de 5 GHz, oferece velocidades de transmissão mais altas do que o Wi-Fi 4, que conta com a frequência de 2.4GHz. A frequência de 5 GHz pode alcançar velocidades superiores a 100 Mbps, enquanto a faixa de 2.4 GHz oferece uma velocidade média de 60 Mbps, podendo variar de acordo com os dispositivos utilizados. Ao ir para a faixa de 6 GHz, conseguimos velocidades ainda maiores que a frequência de 5 GHz.
  • Alcance: A frequência de 2.4 GHz possui um alcance maior do que as faixas de 5 GHz e 6 GHz. Isso ocorre porque quanto menor a frequência das ondas de rádio, mais facilmente elas conseguem atravessar obstáculos como paredes, vidros, metais, tubulações de água, entre outros materiais.
  • Interferência: A faixa de 2.4 GHz é mais suscetível a interferências de outros dispositivos, como telefones sem fio, fornos micro-ondas e fones de ouvido Bluetooth. Por outro lado, as frequências de 5 GHz e 6 GHz sofrem menos com interferências, tornando-as mais estáveis em ambientes com muitos dispositivos eletrônicos. Entretanto, deve-se prestar atenção aos canais da faixa de 5GHz utilizados pelos seus vizinhos, como você poderá mais a frente neste artigo.
  • Dispositivos suportados: A maioria dos dispositivos mais antigos suporta apenas Wi-Fi 4 ou gerações mais antigas, que operam na frequência de 2,4 GHz, enquanto dispositivos mais modernos, com Wi-Fi 5 ou superior, podem suportar ambas as frequências e são chamados popularmente de Dual Band. Dispositivos mais recentes, com suporte ao Wi-Fi 5 e ao Wi-Fi 6, tendem a preferir a utilização da faixa de frequência 5GHz para aproveitar suas vantagens de velocidade e menor interferência.

Afinal, qual o melhor?

Depois de analisar cada vantagem e desvantagem dessas tecnologias, cabe a você decidir qual a melhor opção para o seu uso. Apenas reforçando, se você procura um maior alcance e cobertura em ambientes com muitas barreiras, o Wi-Fi 2.4GHz pode ser uma escolha adequada. Para um bom equilíbrio entre velocidade e alcance, o Wi-Fi 5 é uma opção popular. Para alto desempenho em ambientes com muitos dispositivos conectados, o Wi-Fi 6 é recomendado. E para a máxima velocidade e estabilidade, o Wi-Fi 6E é a escolha mais avançada.

Perguntas frequentes

Os padrões Wi-Fi:

  • IEEE 802.11a: Esse tipo de padrão é usado normalmente em empresas de grande tráfego de informações. A principal vantagem desse tipo de padrão é a alta velocidade, como também a ausência de interferências. Esse padrão Wi-Fi é para frequência 5 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps. O único problema encontrado nesse tipo de padrão é o seu alcance, que não costuma ser muito grande.
  • IEEE 802.11b: Esse padrão de rede é o mais usado no meio doméstico, isto é, em casas. Também é encontrado em pequenas empresas. A sua principal vantagem realmente é o seu alcance. Porém, como desvantagem, a sua velocidade, que costuma ser inferior se comparada às outras. O padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 11 Mbps.
  • IEEE 802.11g: Esse padrão poder ser comparado ao (b), porém, se comparado a velocidade, esse padrão costuma responder melhor. Igualmente ao padrão (b), é amplamente usado em residência e empresas de porte pequeno. Para tanto, como desvantagem, o alcance costuma ser menor ao padrão (b). O padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps.
  • IEEE 802.11n (Wi-fi 4): Atualmente chamado de Wi-fi 4 pela Wi-Fi Alliance (organização responsável pela certificação dos padrões Wi-fi), o padrão Wi-fi 802.11n já está ultrapassado. O Wi-fi 4 utiliza-se das frequências de 2,4Ghz e 5Ghz, sendo esta última opcional. A taxa de transferência liquida para o IEEE 802.11n varia entre 54Mbit/s e 600Mbit/s.
  • IEEE 802.11ac (Wi-fi 5): Chamado hoje de Wi-fi 5 pela Wi-Fi Alliance, o padrão Wi-fi 802.11ac é a tecnologia mais utilizada atualmente. Dentre as principais mudanças feitas comparado ao padrão Wi-fi 802.11n, estão o aumento da amplitude de canais (80Mhz ou 160Mhz contra 40Mhz) na banda de 5GHz, maior numero de fluxos (até 8 antenas contra quatro) e a adição da tecnologia MIMO multiusuário (MU-MIMO), que permite uma alta taxa de transferência de dados mesmo em ambientes com grande número de dispositivos cliente.
  • IEEE 802.11ax (Wi-fi 6): O Wi-fi 6 pode ser identificado pela sigla AX, que se referente ao novo padrão de transmissão de internet desenvolvido, e trabalha com a frequência de 6Ghz. O Wi-Fi 6 possui duas variantes, o Wi-Fi 6 e o Wi-Fi 6E, onde o último é uma versão aprimorada do padrão e possui como grande vantagem a utilização da banda de 6 GHz. O Wi-Fi 6 possui tecnologias como MU-MIMO, OFDMA e TWT, que melhoram a eficiência na entrega de dados. O OFDMA, por exemplo, subdividi os dados em pequenas peças para que sejam entregues de forma mais eficiente, enquanto o TWT controla o adaptador Wi-Fi, colocando-o em modo de hibernação quando ocioso para economizar energia.

Quais os melhores canais da faixa de frequência de 2,4 GHz?

Faixa de frequência 2,4Ghz e seus canais. Fonte: Wikipedia
Faixa de frequência 2,4Ghz e seus canais. Fonte: Wikipedia

A frequência de 2,4 GHz para a transmissão de dados sofre com interferências constantes de outros dispositivos operando na mesma frequência, como telefones sem fio, fornos de micro-ondas e fones de ouvido Bluetooth. Para evitar esse tipo de coisa, é interessante tentar operar sua rede em outro canal.

No Brasil, a Anatel permite o uso de 13 canais de 20 MHz cada um, mas é recomendável deixar um espaço de 22 MHz entre os canais para evitar interferências e garantir uma melhor cobertura do sinal do Acess Point ou Roteador Wi-Fi. Confira abaixo a faixa de frequência que cada canal utiliza ao longo dos 2,4Ghz, indo de 2401Mhz até 2483Mhz:

Canal F0 (MHz) Faixa de frequência (MHz)
1 2412 2401-2423
2 2417 2406-2428
3 2422 2411-2433
4 2427 2416-2438
5 2432 2421-2443
6 2437 2426-2448
7 2442 2431-2453
8 2447 2436-2458
9 2452 2441-2463
10 2457 2446-2468
11 2462 2451-2473
12 2467 2456-2478
13 2472 2461-2483

Quais os melhores canais da faixa de frequência de 5 GHz?

Faixa de frequência de 5GHz e seus canais. Fonte: ekahau
Faixa de frequência de 5GHz e seus canais. Fonte: ekahau

A frequência de 5 GHz é utilizada pelos padrões 802.11a/n/ac e oferece várias vantagens. Com um grande número de canais disponíveis, proporciona maior largura de banda. Além disso, não há dispositivos emissores de ondas de rádio competindo nessa faixa, o que torna o Wi-Fi mais eficiente.

No Brasil, a Anatel permite o uso de 24 canais organizados pela U-NII, sendo recomendado evitar os canais das faixas UNII-2 e UNII-2C, pois requerem o suporte ao recurso DFS e podem causar atrasos na transmissão. A melhor opção os canais são das faixas UNII-1 e UNII-3, como os canais de 40, 80 e 160 MHz. Em áreas com muitos clientes, é recomendado utilizar canais de 20 MHz.

Veja abaixo os canais que você pode usar:

Canal F0 (MHz) Faixa de frequência (MHz)
36 5180 5170-5190
38 5190 5170-5210
40 5200 5190-5210
42 5210 5170-5250
44 5220 5210-5230
46 5230 5210-5250
48 5240 5230-5250
50 5250 5170-5330
52 5260 5250-5270
54 5270 5250-5290
56 5280 5270-5290
58 5290 5250-5330
60 5300 5290-5310
62 5310 5290-5330
64 5320 5310-5330
68 5340 5330-5350
96 5480 5470-5490
100 5500 5490-5510
102 5510 5490-5530
104 5520 5510-5530
106 5530 5490-5570
108 5540 5530-5550
110 5550 5530-5570
112 5560 5550-5570
114 5570 5490-5650
116 5580 5570-5590
118 5590 5570-5610
120 5600 5590-5610
122 5610 5570-5650
124 5620 5610-5630
126 5630 5610-5650
128 5640 5630-5650
132 5660 5650-5670
134 5670 5650-5690
136 5680 5670-5690
138 5690 5650-5730
140 5700 5690-5710
142 5710 5690-5730
144 5720 5710-5730
149 5745 5735-5755
151 5755 5735-5775
153 5765 5755-5775
155 5775 5735-5815
157 5785 5775-5795
159 5795 5775-5815
161 5805 5795-5815
165 5825 5815-5835

Devo escolher canal estático ou automático?

Hoje em dia, a maioria dos Acess Points e roteadores Wi-Fi permite que você escolha manualmente um canal ou deixe-o em modo automático. No entanto, muitas vezes a análise automática não é tão precisa, o que pode resultar em interferências na conexão. A melhor opção é optar por escolher manualmente o canal utilizando um programa para analisar quais canais estão ocupados, garantindo uma conexão mais estável e confiável.

Para analisar através do notebook, recomendo o software Vistumbler. Já se for utilizar o celular para se decidir sobre qual canal selecionar, indico o WifiMan (Android e iOS).

Quais os tipos de interferências entre canais?

Há dois tipos de interferências entre canais, a ACI (Adjacent Channel Interference) e a CCI (Co-Channel Interference). Dependendo da forma como for planejado a escolha de canais, elas irão interferir consideravelmente no desempenho da rede. Entenda abaixo como cada uma funciona.

O ACI ocorre quando há interferência entre canais próximos um do outro como, por exemplo, quando o canal 2 interfere no canal 1. Quando os canais estão sobrepostos, qualquer dispositivo cliente ou Acess Point, haverá uma degradação de sinal, independente do que está ocorrendo nos outros canais.

No caso da CCI, ocorre quando 2 ou mais Acess Points estão localizados em um mesmo ambiente utilizando o mesmo canal. Isso transformará as duas células em uma grande célula. Quando isso ocorre, haverá uma competição entre as APs e o dispositivo cliente terá que esperar que todos os Acess Points liberem o canal para transmissão.