A tecnologia de rede móvel 5G deve trazer uma verdadeira revolução na forma como acessamos a Internet, aumentando a velocidade de download, eliminando as latências e reduzindo o congestionamento nas redes móveis. Num futuro próximo, o Wi-Fi e o 5G serão concorrentes em termos de velocidade e preço. No entanto, todos os sinais indicam que provavelmente precisaremos das duas redes para tirar proveito total da Internet. Mas afinal, o Wi-Fi de 5G e 5 GHz são iguais? Não, mas tecnicamente eles têm algumas coisas em comum, como por exemplo, ambos serem tecnologias sem fio.

Para ser mais específico, o 5G é o mais novo padrão de internet móvel que os smartphones começarão a usar em breve, e realmente se refere apenas a uma atualização do padrão de rede móvel anterior, chamado 4G.

Já o 5 GHz refere-se a uma parte do espectro de rádio usada pelos dispositivos Wi-Fi . A maioria das pessoas encontra esse termo apenas ao se conectar a algumas redes Wi-Fi ou ao comparar Wi-Fi de 5 GHz a Wi-Fi de 2,4 GHz.

Wi-Fi 5G

  • O mais novo padrão de rede móvel, melhoria do 4G
  • Conecta seu roteador à Internet
  • Sem fio, equivalente à conexão à Internet por cabo ou fibra

Wi-Fi de 5 GHz

  • Banda de frequência popular usada por Wi-Fi, junto com 2,4 GHz
  • Conecta seus dispositivos em casa ao seu roteador
  • Funciona somente em sua rede doméstica

5G: A versão mais recente da internet móvel


Quando dispositivos móveis - como seu smartphone, tablet ou notebook estão conectados à uma rede móvel, e não estão no Wi-Fi. Eles podem fazer isso por meio do serviço de dados de uma operadora de rede móvel. O 5G é a mais recente tecnologia, que visa fornecer conexões ultra-rápidas para esses dispositivos.

Em termos de uso generalizado, o 4G ainda é a tecnologia de internet móvel mais rápida em uso atualmente no Brasil, mas assim que o 5G chegar, e os smartphones 5G serem lançados (já estão), o 5G oferecerá muitas melhorias em relação ao 4G, o que permitirá que o 5G mude vários setores para o melhor.

5 GHz: Uma faixa de frequência Wi-Fi

Os dispositivos conectados à uma rede Wi-Fi podem transmitir dados em duas bandas de frequência, dependendo do roteador: 5 GHz e 2,4 GHz. Assim como as redes 5G móveis que são mais rápidas que 4G, porque operam em frequências mais altas, o Wi-Fi de 5 GHz geralmente é mais rápido que 2,4 GHz pelo mesmo motivo.

O 5 GHz também tem a desvantagem (como 5G) de não poder transmitir bem através de paredes e tem um alcance Wi-Fi mais curto do que a faixa de 2,4 GHz.

Fonte

No entanto, o 5 GHz é usado apenas dentro do contexto de Wi-Fi. Ou seja, quando você está em uma casa ou empresa, onde o roteador ou ponto de acesso sem fio suporta 5 GHz, os dispositivos podem se conectar ao roteador nessa faixa de frequência em vez de 2,4 GHz.

O 5 GHz é uma opção nos roteadores para permitir velocidades de transferência mais rápidas, e ajudar a reduzir o congestionamento e a interferência, permitindo que a rede seja executada em mais canais do que os suportados em 2,4 GHz. A maioria dos roteadores modernos são de banda dupla, o que significa que eles operam nas faixas de frequência de 2,4 GHz ou 5 GHz. Para alterar, basta configurar o roteador na banda que você deseja.

E os roteadores Wi-Fi 5G?

A partir de agora, se você ver uma rede Wi-Fi com "5G" mencionada em seu nome, está se referindo à frequência em gigahertz (5 GHz). A nomenclatura de Wi-Fi o diferenciar da rede de 2,4 GHz que o roteador de banda dupla também é capaz de transmitir.

Um roteador de banda dupla pode ter os dois tipos de rede ativados, para que os dispositivos mais antigos, que suportam apenas 2,4 GHz, ainda possam se conectar à rede. Ao mesmo tempo, dispositivos mais novos podem usar 5 GHz no mesmo roteador para aproveitar a velocidade da tecnologia mais recente.

Fonte

No passado, quando não se falava em internet móvel 5G, não havia esta confusão. As pessoas costumavam chamar um roteador Wi-Fi de 5 GHz de "roteador 5G", pois não poderia ser confundido com a internet móvel 5G. Entretanto, com os atuais roteadores 5G de internet móvel, isso fica um pouco confuso.

À medida que as redes 5G se tornam mais prevalentes e potencialmente substituem a banda larga em casa, os roteadores usados ​​para conectar os dispositivos via internet móvel 5G quase certamente serão chamados de roteadores 5G, o que significa que eles conectam sua rede doméstica à Internet através de uma rede móvel 5G. Na sua rede doméstica, seus dispositivos ainda terão a opção de se conectar ao roteador nas bandas de frequência de 2,4 GHz e 5 GHz.

A promessa do Wi-Fi 6

Tradicionalmente, o Wi-Fi tem termos de convenções de nomenclatura para padrões bastante confusas, especialmente para o usuário mais leigo em tecnologia. Passou de 802.11b para 802.11a, 802.11g, 802.11ne depois 802.11ac, mas felizmente a Wi-Fi Alliance (e esperançosamente a indústria em geral) aceitou a necessidade de um nome mais fácil de entender. Para isso, o próximo padrão, 802.11 ax vai se chamar simplesmente Wi-Fi 6.

Fonte
Fonte

Essa convenção de nomenclatura mais simples também está sendo adaptada para que o 802.11ac se torne o Wi-Fi 5 e assim por diante. O novo padrão Wi-Fi 6 deve oferecer velocidades pelo menos quatro vezes maiores que o Wi-Fi 5, mas também trará melhorias em eficiência e capacidade, projetadas para lidar com o crescente número de dispositivos residenciais conectados à Internet. Assim como o 5G, o Wi-Fi 6 complementará, e não substituirá os padrões Wi-Fi existentes.