Com o mundo totalmente globalizado, a necessidade de aprender outros idiomas aumentou ainda mais, e o inglês, mesmo sendo apenas a terceira língua mais falada do mundo (atrás de Mandarim e Espanhol, acredite!) é considerado o "idioma universal".

Por isso, aprender este idioma já se tornou uma obrigação para quem almeja galgar grandes postos, em qualquer ramo do mercado de trabalho. Sabendo inglês, você se vira em praticamente qualquer lugar do mundo. E, atualmente, não é preciso sequer gastar rios de dinheiro para aprender este idioma.

Como aprender inglês de graça na internet
Como aprender inglês de graça na internet

Aqui estão cinco dicas para você aprender inglês de graça na internet:

Fazendo exercícios online

Hoje em dia, existem sites que também permitem que você teste seu nível de inglês e aprenda cada dia um pouco mais. Pagando muito pouco - ou nada - você faz exercícios de inglês de qualidade, geralmente divididos por etapas de conhecimento: iniciante, intermediário e avançado.

Um dos exemplos de sites assim é o Babbel, onde você aprende desde termos simples, como "Hello", até palavras e frases muito mais complexas.

Utilizando aplicativos no celular

Essa dica não poderia faltar. Com aplicativos como o Babbel, é possível fazer aulas todos os dias, na hora em que você preferir, e ir subindo aos poucos seu nível de inglês. Claro: o aplicativo sozinho não vai fazer com que você se torne fluente, mas combinado a outras formas de estudo, pode te ajudar muito.

Assistindo a filmes e seriados

Youtube, Netflix e todas as plataformas de vídeo podem ser grandes aliados na hora de aprender inglês de graça na internet. Se você já tem um nível razoável no idioma, a dica é assistir a vídeos em inglês com legendas também em inglês, para associar o som das palavras à maneira como elas são escritas.

Depois, quando estiver chegando ao nível avançado, dá para começar a tentar assistir vídeos com áudio em inglês e sem legenda. O importante no início não é entender 100% das palavras, mas sim captar o contexto de cada mensagem.

Analisando letras de músicas

Foi-se o tempo em que para ouvir uma música era preciso ter o Kazaa ou outros programas de download. Hoje, qualquer música está no Spotify e/ou no Youtube, e as letras estão espalhadas por centenas de sites na internet.

Ouça suas músicas preferidas em inglês com mais atenção, com foco na letra e aproveitando para treinar seu "listening". Vai valer a pena!

Lendo sites e blogs em inglês

Por ser o "idioma universal", existem conteúdos online em inglês sobre basicamente todos os assuntos imagináveis. Portanto, escolha um tema que te agrade (esportes, matemática, filmes, religião, o que for) e comece a procurar sites em inglês que falem sobre ele.

Você vai treinar sua leitura em inglês sem que isso seja algo maçante, já que estará, ao mesmo tempo, adquirindo conhecimento sobre um assunto de seu interesse.