O mercado de trabalho pede profissionais cada vez mais capacitados e multitarefas. Se há algum tempo cursar uma faculdade era sinônimo de qualificação e um futuro profissional promissor, hoje, apenas uma graduação já não basta para que o trabalhador se destaque no mundo corporativo. Saber outros idiomas deixou de ser um diferencial para se tornar pré-requisito, principalmente o inglês.

No dia a dia corrido, nem sempre temos tempo para estudar outra língua e pode ser bem difícil conciliar trabalho, estudos e ainda um curso de línguas. E quem consegue conciliar, sabe que não basta apenas ir na aula uma vez por semana para aprender outro idioma. É necessário estudar, praticar e, de preferência, todos os dias. Quanto mais contato se tiver com a língua, melhor será o aprendizado.

Agora, se na rotina corrida do dia a dia já é difícil conseguir tirar um tempo para fazer um curso, imagina estudar todos os dias? Calma, você não precisa se afundar nos livros, sete dias da semana. Com o auxílio da tecnologia é possível estudar de qualquer lugar que se esteja, ao reservar pelo menos 10 ou 20 minutinhos de seu dia. Pode ser no intervalo do almoço ou da faculdade, ou no ônibus enquanto você se desloca, por exemplo. Quer saber como isso é possível? Existem no mercado mobile diversas opções de aplicativos para aprender e praticar outro idioma.  Assim fica fácil aproveitar alguns minutinhos do dia para se dedicar aos estudos.

Separamos aqui cinco aplicativos gratuitos para você aprender e praticar o inglês. Apenas com o smartphone na mão é possível estudar a língua mais falada do mundo e se preparar um pouco mais para o mercado de trabalho, ou quem sabe, para aquele tão sonhado intercâmbio. Confira:

Duolingo

O Duolingo é considerado um dos melhores aplicativos para o estudo de línguas da atualidade. Além do inglês, com ele é possível praticar espanhol, francês e alemão. O app funciona como se fosse um jogo, em que com a realização de exercícios o usuário avança níveis.  Ao iniciar no jogo, o usuário estipula uma meta diária que deverá ser cumprida. Todos os dias são enviados avisos para que o jogador cumpra sua meta e ganhe pontos.

Os exercícios são bem dinâmicos e provocam a escrita, a pronuncia e a audição do usuário. Conforme as lições são realizadas e aprendidas, novas são abertas, dificultando a cada nível, à medida que o nível de aprendizado do usuário também aumenta.

O Duolingo está disponível para usuários Android, iOS e Windows Phone.

English Monstruo

Desenvolvido pela Universidade Cambridge, uma das mais importantes e referenciadas do mundo, o English Monstruo permite que você aprenda a resolver os erros mais comuns de quem está aprendendo o idioma, por meio de diversos exercícios interativos.

Para utilizar o aplicativo é interessante que o usuário já tenha algum conhecimento em inglês, já que ele oferece um nível de dificuldade intermediário-alto. Para criar o app, os desenvolvedores utilizaram um software de análise linguística que analisou mais de 1,8 milhões de palavras em inglês para descobrir quais são os erros mais comuns de estudantes.

Disponível para usuários Android.

Babbel

Este aplicativo oferece cursos dinâmicos para aprender não só o inglês, mas vários outros idiomas, onde todas as suas lições realizadas são armazenadas online. Assim é possível começar do lugar onde se parou. O programa possui sistema de reconhecimento de voz, que ajuda o usuário a praticar a sua pronuncia desde a primeira lição.

Disponível para sistemas Android e iOS.

LinguaLeo

Muito interativo, o aplicativo utiliza-se de jogos dinâmicos para aprimorar o inglês do usuário, seja ele uma pessoa adulta ou criança. O app inclui um dicionário pessoal com associações individuais, transcrições, áudios para cada palavra, glossários temáticos com associação de imagens, monitoramento de progresso, além da possibilidade de ser usado de forma off-line.

Disponível para usuários iOS.

Cambly

Com uma proposta diferente dos demais aplicativos de inglês, o Cambly promove o aprendizado da língua por meio de conversas com estrangeiros, afinal, nada melhor para aprimorar a sua pronúncia do que a prática, não é mesmo?

Para isso, o app oferece acesso instantâneo a pessoas que falam inglês através de bate-papo em vídeo. Para começar a utilizar, é só baixa-lo,  criar uma conta, escolher um orientador que esteja online (ou fazer uma reserva) e começar a conversar! Disponível para sistemas Android e iOS.

Apesar de ser gratuito, o app cobra os minutos de conversação, mas é possível conseguir minutos gratuitos. Ao se cadastrar ele já vem com cinco minutos free e quem quiser ganhar mais tempo grátis precisa compartilhar a experiência do último vídeo no Facebook. Com isso o usuário receberá mais 15 minutos de conversação livres de cobrança.

Veja também:

Gostou das dicas? Conhece algum outro app que também seja bem eficiente para praticar o inglês? Compartilhe conosco nos comentários!