A Comissão Europeia está recomendando que os países integrantes da União Europeia trabalhem de modo conjunto para lidar com os possíveis riscos de segurança nas redes 5G de próxima geração.

Vale mencionar que os Estados Unidos têm criticado duramente a Huawei, sendo que pressionaram os aliados europeus a abandonarem a empresa de suas redes. O relatório atual menciona apenas que os países da União Europeia criem avaliações de risco 5G, que deverão ser usadas para desenvolver uma avaliação em toda a UE. Deste modo, a decisão sobre excluir empresas como a Huawei ficará a critério de cada país.

"A tecnologia 5G transformará nossa economia e sociedade e abrirá enormes oportunidades para pessoas e empresas", disse o vice-presidente da Comissão Europeia, Andrus Ansip, em um comunicado. "Mas não podemos aceitar que isso aconteça sem total segurança. Por isso, é essencial que as infraestruturas 5G na UE sejam resistentes e totalmente protegidas de backdoors técnicos ou legais." 

O governo dos Estados Unidos disse que a gigante chinesa Huawei é uma potencial ameaça à segurança, considerando que poderia ser manipulada pelo governo do país para espionagem. Os EUA já proibiram o uso de equipamentos da companhia no governo federal.

Europa revela preocupação com rede 5G.
Europa revela preocupação com rede 5G.

As atuais recomendações somam um novo obstáculo na campanha dos EUA. No início do mês, autoridades dos EUA começaram a compartilhar algumas informações com a Alemanha caso o país permitisse a Huawei em suas redes 5G.

Mesmo com os esforços dos Estados Unidos, nem todos os países estão convencidos. A própria Huawei disse que o país não produziu provas públicas de irregularidades. A empresa já negou ser uma ameaça à segurança nacional.

Fonte: The Verge