No começo deste mês, a fabricante de chips Qualcomm introduziu seu mais recente processador Snapdragon 855, que permitiria aos futuros smartphones a conexão com a mais recente geração de tecnologia celular, conhecida como 5G . A maior onda inicial de implementação do 5G provavelmente ocorrerá em 2019 e 2020, e as operadoras em todo o mundo estão lançando as bases para a implantação de uma rede sem fio mais rápida e expansiva.

a seja verdade que muitos setores se beneficiarão da conectividade mais rápida - carros autônomos, drones, realidade virtual e a Internet das coisas, para citar alguns - a maioria das pessoas provavelmente experimentará os benefícios de uma rede 5G robusta somente por meio de um smartphone 5G habilitado. Afinal, as grandes promessas que a Qualcomm e as operadoras estão fazendo com a cobertura 5G não significam muito se você não puder acessar a rede com seu próprio dispositivo.

Algumas empresas, como a Lenovo, já lançaram um dispositivo compatível com 5G. A operadora norte-americana AT & T está vendendo um roteador 5G hotspot e a Verizon lançou sua banda larga 5G em áreas selecionadas. Enquanto isso, outras empresas anunciaram metas específicas para 5G.

Smartphones 5G que devem chegar em 2019

Para ajudá-lo a saber quando estarão disponíveis os smartphones 5G, aqui está o que os principais fabricantes anunciaram (ou não, também existem os rumores) sobre seus planos de telefonia 5G até agora.

Apple

1

A Apple não tem pressa para lançar um iPhone 5G - não espere um em 2019 ou talvez até 2020. Economize para abandonar o fone de ouvido (o iPhone 7 foi um dos primeiros iPhones a não ter um). A Apple geralmente não é a primeira em tendências móveis, preferindo aperfeiçoar uma tecnologia emergente antes de se comprometer com ela. Lembre-se que no lançamento do 4G, a fabricante demorou um bocado em comparação à outras empresas do setor.

Então, enquanto não houver uma enxurrada de smartphones Android 5G em 2019, não espere que a Apple lance um aparelho com suporte à nova tecnologia. 

Samsung

s

Em agosto, a Samsung disse que está trabalhando com empresas de telecomunicações sul-coreanas para lançar seu primeiro telefone 5G, acrescentando que este dispositivo não será o principal Galaxy S10. Em vez disso, rumores indicam que o dispositivo pode ser o Galaxy S10 Plus.

Até lá, a Samsung lançará vários smartphones com suporte à 5G. A AT & T anunciou que vai colaborar com dois aparelhos 5G da Samsung até o segundo semestre de 2019. A Verizon e a Sprint também confirmaram que farão uma parceria com a fabricante de celulares para lançar aparelhos 5G até o próximo ano.

Google Pixel

Google não revelou seus planos para a 5G. O que sabemos é que a operadora de telefonia norte-americana Verizon disse que está planejando lançar sua rede 5G no início de 2019, semelhante a outras operadoras.

O que isso tem a ver exatamente com a Google? Nos últimos anos, a empresa escolheu a Verizon como sua parceira exclusiva de operadoras para seus telefones Pixel, incluindo o novo Pixel 3, embora a empresa também venda o telefone desbloqueado ou em sua primeira rede Wi-Fi, o Google Fi.

Isso poderia significar que o próximo top de linha da Google, supostamente chamado de Pixel 4, poderia ser 5G. Se mantiver o cronograma habitual de lançamento, o Pixel 4 será lançado em outubro de 2019.

LG

Em agosto, a LG confirmou que seu primeiro smartphone 5G nos Estados Unidos vai estrear na Sprint "no primeiro semestre de 2019", assim como a Sprint lançará sua rede 5G. (FYI, espera-se que a Sprint se una à T-Mobile muito em breve - um movimento que o analista de velocidade da operadora Ookla disse que "poderia resultar em uma rede inigualável diante da 5G").

John Tudhope, diretor de portfólio de produtos da Sprint, disse apenas que o aparelho será um smartphone premium. Mais recentemente o vice-presidente de desenvolvimento 5G da Sprint Business, Mishka Dehghan, disse que o smartphone terá uma aparência distinta e que "você saberá que é um dispositivo 5G".

Lenovo / Motorola

Em agosto, a Lenovo revelou o Motorola Moto Z3, um telefone que tem suporte para 5G. Ele só se conecta ao 5G com um acessório modular Moto Mod, que é conectado à parte de trás do smartphone usando os tradicionais pinos magnéticos da família Moto Z. Com o Mod, a Motorola diz que o smartphone entregará dados 10 vezes mais rápido que outros dispositivos 4G LTE. Infelizmente, o Mod deve sair no começo do ano que vem e não sabemos quanto vai custar.

Quanto a um smartphone Motorola que não precisaria de um acessório para se conectar ao 5G, a empresa está trabalhando para fabricar esse dispositivo, mas é preciso esperar. Doug Michau, diretor de vendas técnicas e operações da Motorola Mobility, disse que o smartphone virá muito depois do início de 2019. Mais especificamente, Michau disse que será lançado "em menos de três anos, mas ainda sem prazo".

Huawei

a

Durante o Mobile World Congress Shanghai em junho, a Huawei prometeu que seu primeiro smartphone 5G estará à venda "antes do final de junho de 2019", depois de lançar seu primeiro modem e processador 5G Kirin, em março de 2019. Como se isso não fosse novidade suficiente, a empresa confirmou que o smartphone 5G também terá uma tela dobrável 

OnePlus

o

Em outubro, o CEO da OnePlus, Pete Lau, disse que seu primeiro smartphone 5G provavelmente estará disponível para operadoras européias, em um primeiro momento.

Um mês depois, a Qualcomm confirmou que o OnePlus realmente venderá um smartphone 5G na rede 5G na Europa. A rede abrangerá 16 cidades do Reino Unido em 2019, começando por Londres, Cardiff, Edimburgo, Belfast, Birmingham e Manchester.

O smartphone 5G será lançado em 2019 e executará o mais recente chipset Snapdragon 855 da Qualcomm. O smartphone também não faria parte da principal linha de produtos da OnePlus. Em vez disso, seria um aparelho separado, construído especificamente para aproveitar a rede de alta velocidade. 

Nokia

n

Embora a Nokia não seja mais a gigante dos celulares que foi há 15 anos, ela ainda está tomando medidas para um futuro de 5G. Em julho, anunciou uma parceria de US$ 3,5 bilhões com a T-Mobile, que inclui o aproveitamento do espectro de 600 MHz da empresa alemã para apoiar sua rede 5G. Smartphones 5G desta parceria são esperados para 2019.

A Nokia também se beneficiará da 5G de outras maneiras. Além da Qualcomm e da Ericsson, a empresa detém os direitos de patente da tecnologia 5G e pode faturar até US$ 3,50 por smartphone 5G vendido.

ZTE

z

A companhia telefônica chinesa tem trabalhado em smartphones 5G. Em fevereiro de 2017, a empresa demonstrou seu smartphone Gigabit, que era capaz de obter uma conexão sem fio de 1 gigabit por segundo (cerca de 50 vezes mais rápida que a velocidade média celular nos EUA).

Mas o smartphone foi trazido para a feira MWC naquele ano como uma maneira de promover a prontidão 5G da ZTE - não era um smartphone de verdade, mas sim uma prova de conceito.

No MWC deste ano, a empresa disse que pretende apresentar smartphones 5G no final de 2018 ou no início de 2019, mas seguiu com uma previsão para o final de 2019.