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O que é o Dark Patterns? Conheça a técnica que as empresas usam para te fazer gastar

Você pode não saber o que significa o termo Dark Patterns, mas provavelmente já passou por uma situação constrangedora causada por essa técnica em algum momento da sua vida.

Por | @oficinadanet Internet Pular para comentários

Você já tentou cancelar uma assinatura e acabou não conseguindo? Teve que esperar para conversar com um representante do atendimento ao cliente? Ou estava em um site de compras e percebeu que havia três itens em seu carrinho que você nunca adicionou?

Então você pode ter se tornado vítima de Dark Patterns. Continue lendo para descobrir quais são os Dark Patterns e como identificá-los.

O que é Dark Patterns?

O Dark Patterns é um tipo de interface de usuário projetado para induzi-lo a fazer algo que você não pretendia fazer. Alternativamente, também pode impedi-lo de algo que você quer fazer. Para fazer isso, os designers da interface do usuário ocultam detalhes, forçam você a passar por diversos processos para realizar uma ação ou fazer com que itens não relacionados sejam parecidos.

O primeiro passo para se proteger de Dark Patterns é reconhecê-los quando você os vê. Aqui estão seis dos Dark Patterns mais comuns que você encontra online. Leia em destaque: O que são os cookies do navegador?.

1. Cancelar inscrição de lista de e-mails

Você pode encontrar os exemplos mais comuns de Dark Patterns diretamente na sua caixa de entrada. Quase todos os sites nos quais você se inscreve, o adicionam a uma lista de assinaturas, na qual você recebe regularmente e-mails. Bastam apenas algumas listas de discussão para encher completamente sua caixa de entrada, com boletins informativos, cupons digitais e ofertas por tempo limitado. Esses e-mails estão à beira de serem spam.

Se você tentar cancelar a inscrição em uma dessas listas, verá que é muito mais difícil do que deveria. O link para cancelar a assinatura está normalmente na parte inferior do email, encravado entre o endereço e a marca comercial. O texto é em fonte pequena, e usa a mesma fonte que o resto do email.

Algumas empresas vão mais além e mudam a cor da fonte para um cinza escuro, então você não pode lê-lo sem passar o mouse sob a palavra. A desinscrição desses e-mails pode ser uma dor de cabeça, mas há uma maneira de cancelar a inscrição de boletins on-line com facilidade.

Em vez de cancelar a assinatura manualmente (o que às vezes apenas confirma para os remetentes de spam que seu endereço está em uso), você pode o Unsubscriber. O serviço suporta Gmail, Outlook, Yahoo e AOL. Outros serviços de email habilitados para IMAP, como Comcast e Time Warner, também funcionam. Faça login no seu e-mail, se necessário, e forneça acesso de não assinante à sua conta de e-mail.

2. Sentiremos sua falta

Embora as empresas não facilitem a desinscrição de seus e-mails, a maioria delas tem pelo menos um pequeno link que permite cancelar sua inscrição. O mesmo não pode ser dito sobre muitos outros sites. Isto ocorre frequentemente em serviços pagos ou aplicativos que ganham dinheiro com publicidade e venda de produtos para você.

A desinscrição de um serviço ou a desativação da sua conta pode ser um processo difícil. As empresas tentarão desencorajar você de sair. Se você quiser excluir sua conta do Spotify, precisará navegar até a seção de ajuda e responder a uma série de perguntas antes de chegar na tela de exclusão.

SpotifySpotify

Outra maneira de fazer isso é forçando você a falar com um representante do atendimento ao cliente, seja por meio de uma ligação telefônica ou de um bate-papo ao vivo.

Muitos sites oferecem ofertas especiais para dissuadi-lo de cancelar a inscrição. Por exemplo, o Audible pode oferecer um desconto ou um esquema de pagamento alternativo. O Spotify também faz o mesmo, como você pode ver na imagem acima. Mesmo algo tão simples como colocar "vamos sentir sua falta" antes de sair do serviço é uma tentativa de persuadí-lo a ficar.

3. Teste gratuíto

Digamos que você esteja procurando um bom serviço de streaming para assistir filmes e séries. Após algumas pesquisas, você identifica o que parece ser a plataforma ideal para seu objetivo. No entanto, o preço é um pouco alto para você. Vai custar a você cerca de R$ 30 por mês.

Você não tem certeza se vale a pena, mas uma avaliação gratuita de 30 dias é oferecida. Você acha que é uma boa oportunidade para experimentar o serviço. Se não for para você, você apenas cancelará a assinatura.

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Após os 30 dias, será cobrado o valor integral da assinatura sem qualquer indicação de que sua avaliação estava prestes a expirar. Você acabou de cair em uma continuidade forçada. A grande maioria dos testes gratuitos para serviços pagos, como licenças de software ou plataformas de streaming, exigem que você insira as informações do cartão de crédito.

Embora isso pareça inofensivo no começo, as empresas se esforçam para garantir que você nunca se lembre de que está prestes a ser cobrado, até que seja tarde demais. Muitas vezes, isso significa não gerar uma notificação, mesmo quando você está literalmente dentro do aplicativo ou no website.

4. Sujeira e poeira

Com o grande uso de smartphones e tablets, que tem touchscreen, os anunciantes encontraram maneiras criativas de induzir as pessoas a se envolverem com seus anúncios.

Um dos exemplos mais notórios disso vem de um usuário chamado superpokeman127 do Reddit. Ele postou um anúncio de um fabricante chinês de calçados, com uma linha curva que parece um fio de cabelo. Esta imagem foi originalmente publicada como um stories no Instagram.

imagem: superpokeman127 / Redditimagem: superpokeman127 / Reddit

Porque isso? Deslizar sobre um stories leva você a um link, muitos usuários provavelmente clicaram no anúncio por acidente, a fim de tirar o "cabelo" da tela. Logo após o post se tornar viral, o Instagram baniu a conta e deletou a postagem. No entanto, existem muitos mais exemplos disso. Há partículas falsas de poeira, imitações de sons de notificação e anúncios que se parecem com botões de download.

5. Compre moedas especiais / gemas

Se você costuma jogar jogos grátis para celular, sabe que eles geralmente são um convite para você se viciar e acabar comprando pedras preciosas, itens ou roupas especiais. Essas compras são conhecidas como microtransações. Alguns jogos têm anúncios que são reproduzidos entre níveis ou rodadas. Uma das microtransações mais comuns é pagar para remover todos os anúncios de um jogo.

Compre gemasCompre gemas

No exemplo acima, você pode ver que os botões para continuar um jogo existente são muito maiores do que o botão "Fechar", no canto superior direito. Continuar o jogo envolve a visualização de um anúncio ou a compra de gemas no jogo.

Muitos jogos e aplicativos projetam sua interface de tal forma que você clica por reflexo no botão maior e mais proeminente, o que geralmente leva a uma compra.

6. Caixas de Seleção

Você pode encontrar um padrão semelhante em compras on-line. Caixas de seleção para compras adicionais costumam ser marcadas por padrão ao fazer o checkout de uma compra. Isto significa que, para sair do add-on, você tem que desmarcar a caixa ou selecionar a opção “não, obrigado”.

A versão ainda mais notória disso é que itens aleatórios são adicionados ao seu carrinho em lojas on-line. Os varejistas esperam que você não perceba e apenas conclua sua compra com o item extra incluído.

Protegendo-se de Dark Patterns

O Dark Patterns que você pode encontrar on-line não estão limitados aos que estão nessa lista. Designers e desenvolvedores constantemente encontram novas maneiras de levar você a certos tipos de comportamento. Portanto, você precisa sempre ficar atento e ler as coisas antes de clicar.

Para recapitular, aqui estão o Dark Patterns que você deve observar:

  • Links "Cancelar inscrição";
  • Processos de eliminação de conta difíceis;
  • Teste grátis com continuidade forçada;
  • Sujeira e poeira falsas em anúncios;
  • Botões proeminentes de "Compre Agora";
  • Caixas de seleção marcadas.

 

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