Um roteador age como uma ponte entre o seu dispositivo e o provedor de serviços de Internet. Na maioria das vezes, vemos que todas as luzes estão acesas, exceto o LED da Internet, que para de piscar após a inicialização. Para que sua internet funcione corretamente, todas as luzes devem estar acesas. Antes de lhe dizer um truque simples para ligar a luz da Internet e restaurar a sua conexão, informe-nos sobre as diferentes luzes LED no seu roteador.

Luzes do Roteador

Você deve ter notado que o roteador têm uma quantidade constante de luzes piscando nele. E essas luzes não estão lá apenas para exibição. Elas transmitem informações sobre o status de sua conexão com a Internet.

g

Luz de energia

Essa luz mostra que o seu roteador está conectado à fonte de energia. Dependendo da marca e modelo do roteador, a cor pode variar. As cores mais comuns são vermelho ou branco. Em condições normais, a luz deve ficar acesa o tempo inteiro. Caso o firmware do roteador esteja sendo atualizado, a luz de energia piscará.

Luz DSL

A luz "Digital Subscriber Line" mostra se o seu modem está conectado à rede. Se você tiver uma conexão ADSL ou VDSL, esta luz geralmente ficará verde quando o modem estiver operando. Uma luz verde piscando constantemente pode significar que seu modem está procurando estabelecer uma conexão com a rede.

No entanto, você pode ignorar isso se tiver fibra - alguns modems de fibra são conhecidos como 'compatíveis com versões anteriores' - o que significa que eles também podem ser usados ​​para conexões DSL. Se eles estiverem sendo usados ​​para uma conexão de fibra óptica, a luz DSL piscará, já que o padrão é procurar por uma conexão DSL.

Luz da Internet

Esta luz mostra que você está conectado ao serviço de internet do seu provedor. Ele tenderá a ficar acesa sempre, mas pode piscar ocasionalmente, indicando que o modem está enviando ou recebendo dados.

No entanto, um piscar regular pode indicar que o modem ainda está tentando encontrar uma conexão.

Luz Wi-Fi

A luz verde geralmente indica que sua interface de rede sem fio está funcionando. Se não estiver ativado, talvez seja necessário fazer login no roteador e configurar sua conexão. Instruções sobre como fazer isso variam de modem para modem, portanto, utilize o manual do modem.

LAN

Se o roteador vier com portas Ethernet, haverá uma luz correspondente a cada porta LAN. Se algum PC ou laptop estiver conectado via cabo Ethernet, o LED acenderá em cor verde, acesa o tempo inteiro.

O que fazer quando a luz da internet no roteador não liga?

Quando a luz da internet não está acesa, significa que não há comunicação de dados entre o roteador e a rede. O problema está principalmente relacionado à linha de cobre que está chegando ao seu roteador através de um conector.

Esse truque provavelmente não será informado por nenhum manual técnico, mas é bastante eficaz e resolve o problema da Internet, caso todas as luzes do modem estejam acesas, exceto a luz da internet.

Conecte a linha de telefone (cobre) do roteador ao telefone, e disque qualquer número dele (apenas faça uma chamada qualquer). Agora, insira o cabo do telefone no roteador e reinicie-o.

Você verá que a luz da internet volta, e os serviços de internet também são iniciados. Isso reativa a comunicação de dados entre a rede e o roteador, e resolve o problema da Internet.

Caso isso não funcione, você precisa ligar para seu provedor de internet, pois esse problema é causado devido a alguma falha na linha de cobre, ou pode haver algum trabalho de manutenção em andamento na sua área.