As Fake News ainda causam muitos problemas apesar dos esforços das gigantes do mundo tecnológico para dar um fim a esse tipo de notícia. Diariamente, milhares de informações falsas acabam sendo compartilhadas através da internet, o que acaba, em muitos casos, dificultando a navegação dos usuários, já que muitos deles acreditam estar repassando fatos verdadeiros.

Conforme mencionado, muitas empresas já estão tomando medidas para minimizar a disseminação de informações falsas, mesmo assim, elas continuam circulando. A novidade da vez é que dois estudantes da Califórnia, chamados Mas Ash Bhat e Rohan Phadte, podem ter encontrado um meio para evitar o repasse de imagens falsas através da rede.

A dupla desenvolveu um plugin nomeado de SurfSafe que realiza a verificação instantânea de fotos selecionadas em mais de 100 sites de notícias responsáveis e organizações de checagem. A ideia principal é encontrar montagens antes mesmo delas serem compartilhadas.

Extensão promete acabar com compartilhamento de imagens falsas.
Extensão promete acabar com compartilhamento de imagens falsas.

O modo de funcionamento do sistema é simples, ou seja, ao navegar com o cursor por uma foto, o SurfSafe realiza uma busca pelas impressões digitais da imagem em questão por toda a base de dados, procurando por alguma equivalência. Deste modo, o algoritmo tenta encontrar o registro mais antigo existente da imagem na internet. Se encontrar algo, ele irá mostrar a imagem original ao lado. Assim, os usuários poderão marcar a imagem selecionada como montagem, fora de contexto ou mesmo pura propaganda.

A cada marcação feita, o algoritmo irá se tornar mais eficiente, fazendo com que o plugin se torne mais exato na hora de buscar por imagens. Isso tudo ocorre porque o plugin armazena todas as impressões digitais de cada imagem analisada.

De acordo com os desenvolvedores, durante o primeiro ano de uso, caso o plugin tenha algumas centenas de usuários, a base de dados irá ultrapassar as 100 bilhões de impressões distintas, o que irá se tornar uma espécie de "antivírus para imagens da internet".

O SurfSafe já está disponível para usuários do Chrome. Para isso, clique aqui.