Na quinta-feira (9), o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acabou autorizando a criação de uma consulta pública com a finalidade de ampliar as frequências destinadas às redes móveis. Tudo isso possui uma finalidade: antecipar a chegada do 5G ao Brasil. Agora, o prazo para o processo é de 30 dias.

A medida tomada pela Anatel está baseada em destinar a faixa dos 2.300 MHz para a tecnologia de quinta geração. Assim, se a regulamentação for providenciada a tempo, a agência poderá incluir o espectro no leilão que será realizado em 2019, de acordo com as informações fornecidas pelo presidente da entidade, Juarez Quadros.

Anatel opta por liberar faixa de 2.300 MHz para rede 5G.
Anatel opta por liberar faixa de 2.300 MHz para rede 5G.

A frequência de 2,3 GHz, há dois anos, havia sido direcionada ao Serviço Móvel Pessoal (SMP). O órgão, além do 5G, pretende ainda adicionar à faixa os serviços de banda larga fixa (SCM) e de telefonia fixa (STF).

Tal faixa já havia sido identificada pelo coordenador de planejamento de espectro e assuntos internacionais da Anatel, Tarcísio Aurélio Bakaus, como sendo uma das três que seriam destinadas à rede móvel de quinta geração.

Para completar, outra frequência mencionada é a de 3,5 GHz. Ela foi confirmada no início do ano, seguindo a ordem programada pela agência, para ser licitada no leilão de 2019.

Levando em consideração tais fatos, o 5G não deverá demorar muito tempo para chegar ao Brasil.

5G

A rede de internet móvel 5G pode chegar já no próximo ano em alguns países. A promessa é de velocidade de download 10 a 20 vezes mais rápida do que temos atualmente. Além disso, deve proporcionar uma cobertura mais ampla e conexões com maior estabilidade.

Conforme especialistas do setor, com a rede de quinta geração os usuários poderão usar os seus smartphones de modo mais rápido e melhor. Além disso, outras áreas, como a Internet das Coisas também será altamente beneficiada, o que deixará as cidades mais conectadas.