Anatel opta por liberar faixa de 2.300 MHz para rede 5G

Conforme especialistas do setor, com a rede de quinta geração os usuários poderão usar os seus smartphones de modo mais rápido e melhor.

Por Internet Pular para comentários
Anatel opta por liberar faixa de 2.300 MHz para rede 5G

Na quinta-feira (9), o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acabou autorizando a criação de uma consulta pública com a finalidade de ampliar as frequências destinadas às redes móveis. Tudo isso possui uma finalidade: antecipar a chegada do 5G ao Brasil. Agora, o prazo para o processo é de 30 dias.

A medida tomada pela Anatel está baseada em destinar a faixa dos 2.300 MHz para a tecnologia de quinta geração. Assim, se a regulamentação for providenciada a tempo, a agência poderá incluir o espectro no leilão que será realizado em 2019, de acordo com as informações fornecidas pelo presidente da entidade, Juarez Quadros.

Anatel opta por liberar faixa de 2.300 MHz para rede 5G.Anatel opta por liberar faixa de 2.300 MHz para rede 5G.

A frequência de 2,3 GHz, há dois anos, havia sido direcionada ao Serviço Móvel Pessoal (SMP). O órgão, além do 5G, pretende ainda adicionar à faixa os serviços de banda larga fixa (SCM) e de telefonia fixa (STF).

Tal faixa já havia sido identificada pelo coordenador de planejamento de espectro e assuntos internacionais da Anatel, Tarcísio Aurélio Bakaus, como sendo uma das três que seriam destinadas à rede móvel de quinta geração.

Para completar, outra frequência mencionada é a de 3,5 GHz. Ela foi confirmada no início do ano, seguindo a ordem programada pela agência, para ser licitada no leilão de 2019.

Levando em consideração tais fatos, o 5G não deverá demorar muito tempo para chegar ao Brasil.

5G

A rede de internet móvel 5G pode chegar já no próximo ano em alguns países. A promessa é de velocidade de download 10 a 20 vezes mais rápida do que temos atualmente. Além disso, deve proporcionar uma cobertura mais ampla e conexões com maior estabilidade.

Conforme especialistas do setor, com a rede de quinta geração os usuários poderão usar os seus smartphones de modo mais rápido e melhor. Além disso, outras áreas, como a Internet das Coisas também será altamente beneficiada, o que deixará as cidades mais conectadas.

Compartilhe com seus amigos:
Rafaela Pozzebom
Rafaela Pozzebom Graduada em Letras pela UFSM e especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação
FACEBOOK //
Quer conversar com o(a) Rafaela, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Internet
  • Emoticons no teclado

    Emoticons no teclado

    Aprenda como fazer emoticons para Facebook e Twitter. Aprenda como usar os emoticons dos principais sites de relacionamento e alguns outros genéricos usando a tecla Alt

  • Correios anunciam fim da greve

    Correios anunciam fim da greve

    Ontem foi decidido, cumprindo a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de assembleias realizadas por todo o país, que os Correios encerraram a paralização a partir das 22h. Confira os detalhes!

  • Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Organizamos algumas listas com os 10 maiores canais do YouTube por diferentes perspectivas. Atualizado dia 29 de agosto de 2019. São quatro listas, duas a nível mundo, duas a nível Brasil.

  • As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    Existem certamente mais de 100 mecanismos de busca de voos, mas qual é capaz de trazer os melhores para preços e voos flexíveis? Se você está programando sua próxima viagem, aqui você terá as melhores dicas e as melhores ferramentas para isso.

  • Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    A internet 4G está crescendo no Brasil, mas ainda é um problema nas zonas rurais do país. Nas zonas urbanas, é possível ter uma boa conexão estável oferecida pela Claro, Tim e Vivo. A Oi ainda é um problema.

  • O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    Está cada vez mais comum planos de internet fixa com velocidades acima de 100MB com tecnologia de fibra ótica. Ao mesmo tempo, conteúdos veiculados por streaming estão ficando cada vez mais comuns. Para isso é necessário o dual band, conheça!

  • Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    No intuito de esclarecer as dúvidas quanto a tecnologia de internet fixa utilizada pelas operadoras de telecomunicações, iremos abordar neste artigo sobre as principais diferenças entre a tecnologia ADSL, HFC e fibra.

  • Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    O novo plano controle Claro Flex, que é uma promoção muito interessante da operadora, disponibilizando até 10GB de internet por mês a baixo custo, teve seu regulamento reformulado.