Conforme noticiamos ontem (10/05), a Apple já começou a dar os passos iniciais para o lançamento de um iPhone com suporte a conexão 5G. A informação chega justamente em um momento em que as redes começam a ser ativadas em alguns países desenvolvidos, e as operadoras estão investindo pesado na tecnologia.

A novidade da vez é que um executivo da Qualcomm disse que algumas fabricantes não estão satisfeitas com a comercialização de aparelhos com suporte ao 5G somente em 2019. De acordo com Durga Prasad Malladi, vice-presidente da Qualcomm Engineering, algumas empresas pressionam para o lançamento de aparelhos com 5G ainda neste ano.

Qualcomm sofre pressão para lançar smartphone com 5G ainda neste ano. Apple já começou a dar os primeiros passos para o lançamento de um aparelho com rede 5G.
Qualcomm sofre pressão para lançar smartphone com 5G ainda neste ano. Apple já começou a dar os primeiros passos para o lançamento de um aparelho com rede 5G.

Uma das fabricantes é a ZTE que, inclusive, possui planos de lançamento para o segundo semestre deste ano, porém, acabaram indo por água abaixo pelos problemas enfrentados com o governo dos Estados unidos. Sendo assim, a empresa terá que planejar novamente toda a sua estratégica.                                                       

Durante a entrevista, Malladi também disse que a Qualcomm não está olhando apenas para os smartphones, já que a empresa pretende usar a conexão 5G em laptops conectados que possuem chipset Snapdragon. Malladi aponta ainda que os aparelhos poderão se conectar a rede 4 e 5G de modo simultâneo.                                   

Mesmo com a pressão das fabricantes, é muito provável que o primeiro aparelho com conexão 5G chegue apenas no mercado no próximo ano. De qualquer forma, algumas fabricantes seguem avaliando modos de se tornar a primeira a contar com a novidade e assim chamar a atenção do mercado.