Mensalmente, a Netflix divulga o levantamento realizado pela ISP Speed Index sobre o índice e velocidade de Internet dos principais provedores do Brasil e do mundo. No mês de janeiro deste ano o serviço de banda larga brasileiro obteve o pior resultado dentro dos últimos dois anos, de acordo com os gráficos disponibilizados pela Netflix, onde a primeira colocada é a Live Tim com 3,07 Mb/s.

Os testes de velocidade da Netflix

Marcando presença em mais de 190 países, a Netflix conta com mais de 117 milhões de membros cadastrados. Sendo assim, no momento em cada um destes usuários acessa o catálogo de vídeos e começa a assistir em horários de pico, a velocidade média passa a ser monitorada.

Através da coleta destes dados é possível analisar de maneira geral a performance dos principais provedores de internet de banda larga em todos os países em que a companhia opera. Isso porque no streaming, quando a conexão está instável a reprodução dos vídeos é afetada, o que leva a plataforma a diminuir a resolução para que a reprodução continue.

Gráfico
Gráfico com velocidade média das principais provedoras

Em solo brasileiro, a Netflix analisa a média de velocidade de seis operadoras de banda larga, no caso, a Live Tim, Net Virtua, Vivo Fibra, Algar, Oi e Vivo Internet. Nos últimos dois meses, todas apresentaram quedas. Veja no comparativo abaixo.

Comparativo
Comparativo entre os dois últimos meses

Este comportamento levou a média geral a uma redução de 2,64%, ou seja, caindo de 2,65 Mb/s para 2,58 Mb/s.

Velocidade vem reduzindo desde 2016

Desde 2016 é notória a queda de velocidade de internet banda larga entre as principais provedoras no Brasil. Se compararmos com janeiro do ano passado, a velocidade média da líder sofreu queda de 6,5%, passando 3,29 Mb/s para os 3,07 Mb/s. Agora, podemos notar uma queda ainda mais significativa se analisarmos o mesmo período em 2016, a queda era de 3,5 Mb/s. Na época, a Vivo Fibra tinha uma média de velocidade maior do que a primeira colocada de janeiro de 2018, com 3,24 Mb/s.

Gráfico 2
Comparativo de jan/2016 até jan/2018

Além disso, também podemos salientar que as diferenças da diminuição geral de velocidade de internet entre as operadoras estão com uma redução ainda maior, de 2,06 Mb/s para 1Mb/s.