Nos Estados Unidos, está prevista a implementação da rede 5G ainda neste ano. Nos países menos desenvolvidos, o tempo de espera deverá ser bem maior. De qualquer forma, o assunto, além de gerar debates entre as operadoras e companhias ligadas a telefonia móvel, deixa os usuários ainda mais atentos a tecnologia.

Mesmo com essa evolução, que foi bastante veloz nos últimos anos, o acesso a rede móvel ainda não é amplo. De acordo com a GSMA, cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo ainda não possui acesso a conexão móvel.

Um bilhão de pessoas não conta com conexão móvel, diz estudo.
Um bilhão de pessoas não conta com conexão móvel, diz estudo.

A principal razão para isso é fato de que muitas dessas pessoas moram em locais que não há qualquer cobertura. Para completar, os dados da GSMA ainda mostram que não existe qualquer perspectiva para que tais pessoas sejam contempladas com a cobertura até 2025.

As redes de dados móveis, atualmente, já cobrem cerca de 6,6 bilhões de pessoas em todo o mundo, assim sendo, até 2025, as pessoas usarão ainda mais essa cobertura para poder acessar a internet. A expectativa é que aproximadamente 5 bilhões de pessoas irão se transformar em usuários diários, e outros 2,3 bilhões irão se conectar somente em áreas com conexão.

De qualquer forma, até 2025, mais de 900 milhões de pessoas ainda não contarão com acesso a nenhuma cobertura móvel.