Conforme um estudo realizado pelo IBGE, no Brasil há mais de 13 milhões de desempregados atualmente. Aproveitando a infeliz situação, oportunistas digitais estão aplicando golpes com a finalidade de roubarem dados pessoais dos usuários da internet.

A descoberta foi feita recentemente pela PSafe, empresa de segurança eletrônica. Conforme ela, mais de 30 golpes de phishing já foram identificados na internet brasileira no último mês, em comum eles usam ofertas falsas de emprego para atrair as vítimas.

Páginas falsas de emprego enganam mais de 300 mil brasileiros.
Páginas falsas de emprego enganam mais de 300 mil brasileiros.

No total, mais de 300 mil pessoas curtiram ou mesmo estão seguindo as páginas no Facebook que prometem vagas de emprego e também processos seletivos, mas que na verdade não passam de golpe. As páginas em questão utilizam formulários e imagens de grandes empresas para esconder as suas reais intenções.

No geral, o golpe ocorre do seguinte modo: uma página no Facebook posta um link indicando um processo seletivo em uma grande empresa. O usuário, ao clicar no link, se depara com um formulário que solicita os dados básicos, como nome completo, data de nascimento e ainda vaga de interesse.

No entanto, seguindo a tradição da maioria dos golpes, o falso processo seletivo solicita que a pessoa compartilhe o link com o maior número de pessoas. Após isso, a vítima acaba sendo induzida a cadastrar o seu número de telefone em um serviço de SMS pago. A pessoa, em alguns casos, ainda é direcionada a baixar, sem saber, um vírus no seu aparelho celular.

Conforme os especialistas, o melhor modo para não se tornar a próxima vítima é que o usuário "crie o hábito de se certificar sobre a veracidade de qualquer informação antes de compartilhá-la com os seus contatos". Assim sendo, caso alguém encontre uma vaga de emprego na internet, é melhor buscar informações extras sobre a possível vaga.