Atualmente, paquerar pela internet não é nada incomum. Muitas pessoas, inclusive, antes mesmo de um encontro real, trocam muitas mensagens pela rede. Já viveu algo parecido? Se não, e ainda está em busca de um grande amor, uma boa notícia: De acordo com uma pesquisa feita pelas Universidades de Essex e de Vienne, a internet é um ótimo meio de iniciar uma relação saudável.

Conforme os pesquisadores, relacionamentos que começam através da web têm maiores chances de serem duradouros em comparação com os que se conhecem em outros locais. A explicação para isso é bastante simples, ou seja, as pessoas costumam se expor mais nos aplicativos e sites sociais, e por esta razão é mais fácil acontecer uma identificação real com alguém.

Pesquisa indica que namoros que começam online são mais felizes e duradouros.
Pesquisa indica que namoros que começam online são mais felizes e duradouros.

Os pesquisadores de um dos estudos chegaram a tal conclusão ao criar mais de 10.000 sociedades geradas aleatoriamente. Após isso, eles simularam conexões feitas através de encontros online em cada sociedade. Através disso, eles conseguiram calcular a "força" dos casamentos medindo a compatibilidade entre os parceiros em uma sociedade.

Através do método eles descobriram que a compatibilidade era maior entre os parceiros que mantiveram conexões de namoro online.

Um outro estudo, publicado na revista Sociological Science em 2017, descobriu que casais heterossexuais que encontraram online acabaram se casando mais rápido do que os casais que se encontraram offline.

Para completar, um estudo publicado na revista Proceedings da Academia Nacional de Ciências em 2012 que analisou cerca de 19 mil pessoas que se casaram entre 2005 e 2012 concluiu que os casais que se encontraram através da internet disseram que seus casamentos eram mais satisfatórios  do que aqueles que se encontraram offline.

Vale mencionar que as pesquisas não dizem que os casamentos que iniciam de modo online sejam mais fortes, porém, reforça o fato de que encontrar alguém pela internet seja um modo bastante eficaz de conhecer melhor uma pessoa e com isso evitar surpresas desagradáveis no futuro que possam comprometer a união.