O Brasil é um país bastante populoso, e cada vez mais as pessoas estão buscando o acesso à internet. Recentemente, o relatório digital publicado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, a UNCTAD, mostrou tal tendência. Agora, um novo estudo reforça que o Brasil é o quarto país em número de pessoas com acesso à web.

Conforme o documento intitulado como "Economia da informação 2017: Digitalização, Comércio e Desenvolvimento",  o Brasil é o quarto país com maior número absoluto de usuários de internet com 120 milhões de pessoas conectadas a web. À frente aparecem os Estados Unidos, 242 milhões, Índia, com 333 milhões e China, com 705 milhões.

Documento da ONU mostra que Brasil é um dos países que mais acessa internet.
Documento da ONU mostra que Brasil é um dos países que mais acessa internet.

O estudo da ONU mostrou que os países em desenvolvimento, como Brasil, México e Nigéria, tiveram taxas de crescimento com média de 4% e 6% no período correspondente aos anos de 2012 a 2015. O número é bastante alto se comparado aos países desenvolvidos, com exceção do Japão.

O crescimento está associado diretamente com a facilidade de acesso proporcionado pela tecnologia, como o avanço da banda larga, internet presente nos aparelhos móveis, bem como a diminuição dos custos. A banda larga, mesmo assim, em países em desenvolvimento, continua sendo considerada de alto custo para grande parte da população.

Ao ser comparada com países desenvolvidos, a banda larga em países em desenvolvimento pode custar até três vezes mais, já a móvel é duas vezes maior. Os números são da União Internacional de Telecomunicações (UIT).