Os objetos conectados representam um grande risco aos usuários. Infelizmente, muitas pessoas já foram vítimas de hackers por conta de tal exposição. Exemplo disso, quando uma mulher holandesa percebeu que sua câmera de segurança estava sendo controlada remotamente.

Rilana Hamer estava em sua casa quando começou a ouvir sons vindos da sala. Logo ela percebeu que sua câmera conectada estava se movimentando e emitindo sons.

Que susto!
Que susto!

Inicialmente, a câmera começou a falar em francês. "Bonjour, madame. Tout bien avec vous?" ("Bom dia, senhora. Tudo bem com você?"), disse a voz por trás da câmera. Após, o idioma mudou para espanhol: "Hola, señorita". 

A mulher, com o susto, acabou gritando com a câmera, e se deu conta que tirar da tomada seria a melhor solução naquele momento.

O relato do fato foi feito em sua conta no Facebook. No posta ela contou que adquiriu o equipamento na rede de lojas Action, que vende produtos de baixo custo, e de boa qualidade. O objetivo da aquisição era usar a câmera para monitorar remotamente o seu cachorro enquanto estava fora de casa.

 "Era só conectar no Wi-Fi e colocar na tomada. Você pode operar a câmera pelo celular e ouvir o que está acontecendo na sua casa. Era perfeito", disse ela no post.

A Action recebeu de volta o produto e disse que está investigando o que realmente aconteceu. A empresa acredita em duas possibilidades: uma falha da própria câmera ou o mau uso da senha ou da rede Wi-Fi.