Vários especialistas acreditam que a rede 5G deverá chegar antes do esperado. Semanas atrás, o CEO da Qualcomm, a maior desenvolvedora de chipset e processadores para smartphones da atualidade, disse que o mundo verá smartphones com suporte para a rede 5G em 2019.

"Eu acho que veremos os típicos primeiros movimentos: Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos", em referência ao que acontece com a adoção e lançamento das redes 3G e 4G no passado, em que estes também foram os primeiros mercados a contarem com a tecnologia antes de todo o mundo.

CEO da Qualcomm diz que em 2019 haverá smartphones 5G.
CEO da Qualcomm diz que em 2019 haverá smartphones 5G.

"

Você vai ver mais demanda em todas essas localidades, significando que há múltiplas operadoras aguardando serem as primeiras e não serem deixadas para trás. [A maioria delas] terão um objetivo ou estratégia de implantação diferente", afirmou Mollenkopf

Conforme ele, enquanto a China se torna o maior mercado de smartphones no mundo, o país, por tradição, seria o primeiro a adotar a mais recente tecnologia, porém, com o 5G será diferente.

"O que nós estamos vendo na China é um verdadeiro desejo de [outros países] não ser apenas um seguidor, mas de lançar [a rede 5G] para todas as pessoas. Isso é novidade agora. De uma perspectiva geopolítica, certas regiões do mundo só não querem se atrasar para esse jogo", afirmou o CEO.

A China, segundo ele, terá concorrentes de peso, sendo que eles poderão não deixar o país tomar a frente no lançamento da tecnologia 5G. Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão são os países que poderão sair à frente.

A primeira grande demonstração de uso da rede 5G deverá ocorrer durante as Olimpíadas de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, em fevereiro de 2018.