Oficina da Net Logo

Usar certos emojis no trabalho pode parecer que pessoa seja burra

Emojis de carinha com sorriso no ambiente de trabalho faz com mensagens pareçam menos sérias.

Por | @oficinadanet Internet Pular para comentários

Uma pesquisa revelou que usar determinados emojis pode parecer que você pareça burro frente aos seus colegas de trabalho. Pesquisadores da Universidade de Amsterdam, Haifa e a Universidade de Ben-Gurion, em Israel, descobriram que usar o emoji de “carinha de sorriso” em e-mails ou troca de mensagens corporativas pode fazer com que as outras pessoas não levem o funcionário a sério. A pesquisa foi feita com 549 participantes, de 29 países diferentes, no decorrer do primeiro trimestre de 2017.

Na análise feita com tais pessoas, os participantes foram solicitados a ler e-mails relacionados ao trabalho, porém, de remetente desconhecido. Cada um teria que avaliar a competência e ainda a cordialidade da pessoa.

Usar o emoji errado faz você parecer ignoranteUsar o emoji errado faz você parecer ignorante

Todos os participantes receberam mensagens semelhantes, algumas contendo os emojis de “carinhas” e outros não. Como resultado, a presença do emoji não afetou a percepção de cordialidade do autor da mensagem, porém, a competência acabou sendo questionada. Leia em destaque: Os 10 maiores canais do YouTube.

A pesquisa, intitulada como “Social Psychological and Personality Science”, ainda revelou que os participantes foram convidados a responder tais e-mails. As respostas foram mais detalhadas e ainda mais formais aos remetentes que não usaram os emojis de carinha.

“Um sorriso virtual ainda é um sorriso, mas não são corretos em comunicados relacionados a trabalho". "As pessoas tendem a entender que um emoji de sorriso é um sorriso real, mas o estudo indica que, em ambientes de trabalho, usá-lo pode ser incorreto", disseram os autores do estudo.

Mas um emoji no meio das conversas não faz mal, não é? 😂

MAIS SOBRE: #emoticon  #carreira  #emoji  #internet
Comentários
Carregar comentários
  • PARTICIPE DA NEWSLETTER

    As novidades de tech no seu
    e-mail, inscreva-se grátis ;)