Uma pesquisa revelou que usar determinados emojis pode parecer que você pareça burro frente aos seus colegas de trabalho. Pesquisadores da Universidade de Amsterdam, Haifa e a Universidade de Ben-Gurion, em Israel, descobriram que usar o emoji de "carinha de sorriso" em e-mails ou troca de mensagens corporativas pode fazer com que as outras pessoas não levem o funcionário a sério. A pesquisa foi feita com 549 participantes, de 29 países diferentes, no decorrer do primeiro trimestre de 2017.

Na análise feita com tais pessoas, os participantes foram solicitados a ler e-mails relacionados ao trabalho, porém, de remetente desconhecido. Cada um teria que avaliar a competência e ainda a cordialidade da pessoa.

Usar o emoji errado faz você parecer ignorante
Usar o emoji errado faz você parecer ignorante

Todos os participantes receberam mensagens semelhantes, algumas contendo os emojis de "carinhas" e outros não. Como resultado, a presença do emoji não afetou a percepção de cordialidade do autor da mensagem, porém, a competência acabou sendo questionada.

A pesquisa, intitulada como "Social Psychological and Personality Science", ainda revelou que os participantes foram convidados a responder tais e-mails. As respostas foram mais detalhadas e ainda mais formais aos remetentes que não usaram os emojis de carinha.

"Um sorriso virtual ainda é um sorriso, mas não são corretos em comunicados relacionados a trabalho". "As pessoas tendem a entender que um emoji de sorriso é um sorriso real, mas o estudo indica que, em ambientes de trabalho, usá-lo pode ser incorreto", disseram os autores do estudo.

Mas um emoji no meio das conversas não faz mal, não é? 😂