Frequentemente, nos deparamos com vários tipos de contratos online, sendo que no final é necessário clicar para confirmar e assim, usufruir o serviço. Porém, o que poucos realmente fazem é ler todas as condições impostas. Para provar isso, uma empresa mostrou como é fácil enganar as pessoas.

Em um teste para mostrar que várias pessoas não estão atentas aos termos que estão presentes nos contratos, a Purple, empresa britânica que fornece WiFi gratuito na região, adicionou uma brincadeira que muitas pessoas acabaram nem percebendo, ou seja, a troca de acesso gratuito pela prestação de serviço comunitário de mil horas.

"O usuário pode ser convocado, como a Purple desejar, a prestar mil horas de serviço comunitário. Isso pode incluir uma das seguintes opções: limpar dejetos de animais de parques públicos, fornecer abrigo a cães e gatos perdidos, liberar passagem em bloqueios de esgoto manualmente, limpar banheiros em festivais e eventos, lustrar conchas de caracol para ficarem brilhantes e remover chicletes das ruas", diz parte do contrato.

Cuidado com os termos que você aceita nos contratos online!
Cuidado com os termos que você aceita nos contratos online!

Apenas uma pessoa percebeu o que a Purple inseriu no contrato e não aceitou os termos. Porém, 22 mil pessoas não prestaram a atenção no que estava escrito. Desta vez, claro, tudo não passada de uma brincadeira, ou melhor, um teste, mas poderia sim ser real, e ainda com consequências bem mais graves.

"Usuários de WiFI precisam ler os termos quando eles estão se registrando para acessar uma rede. Com o que concordaram, que tipo de informação estão compartilhando e que tipo de permissão estão dando às empresas? Nossa experiência mostrou que é muito fácil marcar uma caixa e consentir com algo que não é justo", mencionou Gavin Wheeldon, diretor-executivo da Purple.