Acessar a internet demasiadamente pode não ser tão saudável, inclusive, causando problemas na saúde mental. De acordo com um estudo realizado no Reino Unido através do Instituto de Política de educação, há ligação entre o uso "extremo" da rede por adolescentes, principalmente envolvendo as redes sociais, e alguns problemas que envolvem a saúde mental.

O estudo ainda não é conclusivo, mas serve de alerta sobre o uso excessivo da internet. Conforme a pesquisa, o uso contínuo da rede pode indicar que o usuário possui mais chances de ter alguma insatisfação na sua vida. Os jovens, por exemplo, que passam três ou mais horas online, mesmo nos dias de escola, possuem de duas vezes mais chances de relatar algum problema de saúde mental.

Vício em internet pode causar problemas mentais?
Vício em internet pode causar problemas mentais?

Os usuários extremos, que passam seis horas ou mais na internet, revelaram serem vítimas de bullying em 17,8% dos entrevistados, isso significa quase três vezes mais do que os 6,7% relatados por usuários moderados de internet.

Os adolescentes que atingem a tais níveis, comentam sobre uma satisfação de vida média de 6,59/10 contra uma média de 7,4/10 dos moderados.

Conforme mencionado acima, o estudo, por enquanto, é apenas um indicativo sobre o caso que envolve tempo de internet e saúde mental, sendo assim, ainda não pode ser usado como parâmetro oficial. Além do mais, em alguns casos o uso da internet foi considerado benéfico.

Mesmo assim fica o alerta por parte dos pesquisadores. Os pais precisam ficar atentos ao tempo gasto na internet entre os jovens, não necessariamente, mas pode sim ser que o seu filho esteja precisando de ajuda.