Atualmente, quando o assunto é GPU dedicada, a Nvidia ou AMD são os primeiros nomes que surgem na mente. Porém, ao que tudo indica, isso irá mudar. De acordo com Raja Koduri, vice-presidente senior da divisão Core and Visual Computing da Intel revelou que a companhia deverá lançar de vídeo a partir de 2020.

A notícia não é considerada uma surpresa, assim, guardar o segredo não faz sentido para a empresa. A ideia, é claro, é enfrentar a Nvidia e AMD no setor de placas de vídeos para jogos, mas a Intel também está interessada em outras aplicações que se beneficial de GPUs de alto desempenho, como inteligência artificial, aprendizagem de máquina, entre outras.

GPU da Intel está por vir. Foto ilustração
GPU da Intel está por vir. Foto ilustração

O plano é bastante ousado, já que os especialistas dizem que, no geral, o ciclo de desenvolvimento de uma arquitetura gráfica de alto desempenho é de ao menos três anos. A Intel está sendo bastante otimista com a sua proposta de lançamento para 2020.

Por conta disso, acredita-se que a primeira leva de lançamentos seja composta por GPUs de desempenho mediano ou mesmo que terão como base a arquitetura de chips integrados da Intel. A companhia, no entanto, disse que pretende ter produtos para jogos, inteligência artificial e afins.

O desafio será grande para a Intel. A contratação de Koduri foi um feito bastante relevante para a companhia, de qualquer forma, não podemos desconsiderar os anos de experiência que as empresas concorrentes possuem nesse mercado.

No próximo ano deveremos começar a entender melhor os planos da companhia, já que é cedo para dar qualquer palpite. Ainda nenhuma fonte do mercado possui informações sobre os componentes, bem como sua arquitetura.

Vale mencionar que a AMD está determinada a aumentar a sua fatia de mercado, pretendendo anunciar até o final do ano as primeiras placas Radeon Veja de 7 nanômetros. A Nvidia por sua vez, disse que ainda não tem intenção de lançar a linha GeForce GTX 11.