O Instagram está testando um novo recurso chamado "Live Producer", que permite ao usuário transmitir ao vivo (realizar live streamings) a partir do PC (desktop ou notebook) utilizando um software de streaming como, por exemplo, o OBS, o Streamyard e o Streamlabs. A informação veio através do site TechCrunch, onde é dito que a ferramenta ainda está em fase de testes e ainda não se encontra disponível para o público geral.

Segundo o Instagram, essa nova integração de sua plataforma com programas de streaming abre diversas possibilidades para a realização de live streamings (transmissões ao vivo). Com o novo recurso, será possível utilizar câmeras adicionais, microfones externos e até inserir elementos no vídeo. Um porta-voz da Meta (antigo Facebook) disse ao TechCrunch em um e-mail:

"Estamos sempre trabalhando em maneiras de tornar o Instagram Live um lugar significativo para experiências compartilhadas. Agora estamos testando uma maneira de permitir que as emissoras transmitam ao vivo usando software de streaming com um pequeno grupo de parceiros."

Como irá funcionar

De acordo com o Instagram, é necessário definir qual programa de streaming o usuário irá utilizar em sua live streaming (transmissão ao vivo). Para iniciar o processo, basta abrir o software e localizar o local de inserir URL ou chave de streaming. Segundo a empresa, a URL e a chave de transmissão permitirão que se transfira a configuração que está na plataforma de streaming para a versão desktop do Instagram.

Após fazer o procedimento acima, abra a versão para desktop do Instagram e selecione o botão "adicionar postagem" e clique em "ao vivo" no menu suspenso. O título da transmissão pode ser definido na tela "Go Live". Caso você selecione "Praticar", a gravação não será transmitida para ninguém. Ao clicar em "Público", o usuário irá transmitir seu vídeo ao vivo para seus seguidores.

Captura de tela para iniciar a transmissão utilizando a URL. Fonte: Instagram
Captura de tela para iniciar a transmissão utilizando a URL. Fonte: Instagram

Caso você encerre a transmissão no programa de streaming antes de finalizar a live streaming do Live Producer no Instagram, o vídeo continuará a ser transmitido até o último quadro recebido do software de streaming. Por conta disso, o Instagram recomenda que você encerre a transmissão primeiro no Live Producer.

Lançamento e disponibilidade

Infelizmente o recurso Live Producer do Instagram para desktop ainda não possui uma data de lançamento para todos os usuários da rede social.