Na última quarta-feira (13), o Instagram anunciou que vai disponibilizar novas ferramentas para facilitar a organização e realização de lives. Em suma, os criadores de conteúdo devem poder trabalhar melhorar as suas transmissões ao vivo. Bem como, fazer o agendamento prévido de até 90 dias, compartilhar novidades sobre a live, e configurar lembretes aos usuários.

E assim, a novidade deve colocar o Instagram em nível de igualdade para competir com o YouTube e o Tiktok, que já disponibilizam o recurso. Na plataforma de vídeos do Google, por exemplo, há a possibilidade de promover alguns eventos pelo Google Ads, e até mesom usar materiais pré-gravados, como se fossem ao vivo, através do recurso chamado Estreias.

Instagram vai liberar novos recursos

De acordo com o Instagram, o agendamento de lives vai ser disponibilizado para todos os perfis do mundo desde ontem (13). Entretanto, a atualização deve ser disponibilizada de forma gradual ao longo dos próximos dias. Após o agendamento, vai ser possível compartilhar o conteúdo diretamente com os seguidores, por meio dos stories e como posts no feed.

Além disso, o Instagram vai adicionar o Pratice Mode, ou seja, o modo de treino. Por meio dele, vai ser possível fazer testes do criador e seus convidados antes do início do evento. O objetivo é testar a conexão, a iluminação, o som ou qualquer outra preparação necessária antes de iniciar a live.

Em suma, essa é uma atualização muito aguardada pelos usuários. Isso deve permitir uma familiarização melhor para o usuário que nunca transmitiu via Instagram, ou que deseja checar os detalhes técnicos do celular.

Demora na liberação dos recursos

Embora sejam recursos bem vindos, eles podem ter chegado um pouco tarde à plataforma. É dito isso, pois já houve uma queda considerável no número de lives no Instagram, desde o início da pandemia.

Por outro lado, plataformas como o YouTube, a Twitch e o Facebook Gaming apresentam um crescimento considerável de visualizações. Isso se deve, por conta dos conteúdos voltados para o entretenimento e jogos online.

Com informações, TechCrunch.