Na última terça-feira (05), o Instagram deu fim ao IGTV, a sua plataforma para publicações de vídeos longos. O app exclusivo da ferramenta agora se chama Instagram TV. Ademais, ele se torna uma das partes das publicações comuns do feed, que agora tem o limite de duração de até 60 minutos.

Lançado em 2018, o IGTV tinha como objetivo, competir de frente com os canais mais consagrados, como o YouTube. Entretanto, a proposta não fez o sucesso que era esperado. O formato chegou inclusive, a ganhar um botão exclusivo na tela principal do Instagram. Entretanto, não durou muiyo até a rede social deixar ele pra traz.

De acordo com o relato de um porta-voz da empresa ao site The Verge, o app vai seguir funcionando, pelo menos por enquanto. Ademais, ele vai servir como "um lugar para as pessoas irem quando quiserem assistir a vídeos". Atualmente, o IGTV tem 10 milhões de downloads, apenas na Play Store. Enquanto isso, o Instagram tem 1 bilhão de instalações.

O que levou ao fracasso do IGTV?

Após a chegada do IGTV, veio o TikTok, o qual deu início ao "naufrágio" do app do Instagram. A forte tendência ao consumo dos vídeos curtos acabou com a popularidade do IGTV. Por conta disso, o Instagram criou um concorrente direto, o Reels.

E assim, de acordo com o chefe de setor do Instagram, Adam Mosseri, os usuários tiveram dificuldade de diferenciar o que é um post comum, um Reels, e um IGTV. Com o tempo, os formatos foram se tornando tão semelhantes em finalidade e interface, que ficou difícil distinguir um do outro.

Dessa forma, o formato do IGTV perdeu ainda mais espaço para o Reels, tanto no próprio app, quanto na integração com o Facebook. Inclusive, as propagandas começaram a figurar em formatos mais curtos. E assim, não teve outro rumo: o IGTV estava com os dias contados, e era só questão de tempo, até que uma mudança significativa fosse necessária.

A alteração no app do IGTV começou a ser liberada na última terça-feira (05). E assim, é questão de tempo até os usuários perceberem a mesma. Ademais, nenhuma funcionalidade deve ser acrescentada ao programa.

Com informações, The Verge.