De acordo com o Instagram, nas próximas semanas será exigido que os usuários informem a data do seu aniversário obrigatoriamente. O objetivo da exigência desta informação específica é proteger os jovens que utilizam o aplicativo. Embora as pessoas que se inscreveram no final do ano de 2019 em diante já tenham informado este dado, os usuários que utilizam a rede social há mais tempo não compartilharam essa informação no app.

Há duas formas que se imagina que o Instagram fará para cobrar a data de aniversário dos usuários que ainda não forneceram os dados. A primeira alternativa seria exibir "algumas vezes" uma notificação solicitando que a pessoa forneça a sua data de nascimento. A segunda seria para o caso do acesso de postagens que possuem um aviso de "conteúdo sensível", onde será exibido uma mensagem exigindo que se informe a data de aniversário.

Capturas de tela mostrando o sistema de exigência da data de aniversário no Instagram. Fonte: Instagram
Capturas de tela mostrando o sistema de exigência da data de aniversário no Instagram. Fonte: Instagram

Segundo o Instagram, será utilizado inteligência artificial (IA) para quando um usuário tentar fornecer uma data de aniversário falsa. Se isso ocorrer, será exigido uma "verificação" da idade. A empresa diz:

"No futuro, se alguém disser que está acima de certa idade e nossa tecnologia nos disser o contrário, mostraremos a eles um menu de opções para verificar sua idade. Este trabalho ainda está nos estágios iniciais e esperamos compartilhar mais em breve."

Ação faz parte de um projeto para aprimorar a proteção dos adolescentes no Instagram

Além de cobrar a data de aniversário, o Instagram está tentando aprimorar os recursos de segurança e privacidade para usuários mais jovens. A empresa diz que irá tornar a conta de adolescentes mais provadas por padrão, limitando a capacidade de anunciantes de direcionar para o público-alvo. Além disso, também foi adicionado recursos para evitar que estranhos enviem mensagens para adolescentes.