Recentemente o Instagram anunciou que sua plataforma pretende mostrar fotos e vídeos que estão em destaque na rede social no futuro. A informação vem do diretor do Instagram, Adam Mosseri, onde é dito que esta alteração irá mostrar uma grade de fotos e vídeos quando o usuário escrever uma palavra-chave. Anteriormente os resultados eram exibidos no formato de listas.

O ajuste no mecanismo de pesquisa do Instagram faz parte de "uma série de melhorias projetadas para inspiração e descoberta", segundo Adam. A ideia é oferecer resultados mais visuais ao invés de textos, dando mais visibilidade para as publicações. A empresa acredita que assim as pessoas serão mais encorajadas a explorar novos conteúdos e perfis para seguir na rede social.

O sistema de busca do Instagram atualmente não é tão eficiente. O algoritmo de busca carece de melhorias para exibir resultados mais relevantes ou ter uma abrangência maior. Por esse motivo, foi dito que a empresa está trabalhando para expandir o número de variações de termos ao escrever uma palavra-chave na caixa de busca.

Instagram está desenvolvendo um sistema de busca mais eficiente

De acordo com o Instagram, o principal critério que o novo sistema de busca irá seguir é a relevância. Os desenvolvedores dizem que há diversos "sinais" que o algoritmo considera ao apresentar os resultados para o usuário. Confira quais são abaixo:

  • Seu texto na Pesquisa . O texto que você digita na barra de pesquisa é de longe o sinal mais importante para a Pesquisa. Tentamos combinar o que você digita com nomes de usuário, biografias, legendas, hashtags e lugares relevantes.
  • Sua atividade. Isso considera contas que você segue, postagens que você viu e como você interagia com as contas no passado. Normalmente mostramos contas e hashtags que você segue ou visita em maior número do que aquelas que você não visita.
  • Informações sobre os resultados da pesquisa. Quando há muitos resultados potenciais, também olhamos para os sinais de popularidade. Isso inclui o número de cliques, curtidas, compartilhamentos e seguidores de uma conta, hashtag ou local específico.

Lançamento e disponibilidade

Infelizmente o Instagram não deu uma data exata para a implementação do novo sistema de pesquisa. Fique atento para mais novidades no Oficina da Net!