Nesta semana, notícias sobre ataques hackers nas contas do Instagram deixaram os usuários da plataforma preocupados. Segundo relatos de várias pessoas, muitas delas estavam perdendo ao acesso aos seus perfis. Ao que tudo indica, hackers russos estão envolvidos na ação.

Após o assunto ganhar repercussão, o Instagram emitiu uma nota oficial através do seu site em que confirma que algumas contas realmente estão enfrentando "instabilidades". A rede social ainda divulgou algumas medidas de segurança que os usuários devem adotar.

"Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo dificuldades para acessar suas contas no Instagram e, enquanto investigamos o caso, gostaríamos de compartilhar algumas medidas de segurança."

Instagram comenta sobre ataques hackers e dá dicas de segurança.
Instagram comenta sobre ataques hackers e dá dicas de segurança.

A rede social ainda disse que a sua equipe está investigando o caso e reafirma que tal ataque não é a plataforma. O Instagram solicita que os usuários sigam tais instruções de segurança. Veja:

  • "Se você recebeu um e-mail nosso sobre uma alteração em seu endereço de e-mail e não iniciou essa alteração, clique no link marcado como "reverter esta alteração" no e-mail e altere sua senha.
  • Aconselhamos a escolher uma senha forte. Use uma combinação de pelo menos seis números, letras e sinais de pontuação (como! E &). Deve ser diferente de outras senhas que você usa em outro lugar na internet.
  • Você também pode usar as etapas descritas nesta página para restaurar sua conta. Por favor, use um novo endereço de e-mail seguro para restaurar sua conta.
  • Por fim, revogue o acesso a aplicativos suspeitos de terceiros e ative a autenticação de dois fatores para obter segurança adicional.
  • Para mais informações, acesse a Central de Ajuda do Instagram, que inclui etapas que você pode seguir para restaurar sua conta, além de outras dicas de segurança."

A rede social de fotos disse ainda que está trabalhando para aperfeiçoar a sua autenticação em dois fatores. Os usuários afetados devem entrar em contato com a rede social para investigação do problema."