Se nos últimos dias você percebeu que suas encomendas estão demorando mais que o normal para chegar, provavelmente pensou numa possível greve dos Correios. Baseando nas informações que a imprensa repercutiu na semana passada, essa matéria dizia que a operação dos Correios estavam paralisadas em algumas partes do país por causa de algumas questões relacionadas ao salário acordado em 2016. A situação porém, está normalizada.

Os Correios estão em greve?

Atualização:

Os Correios entraram em greve, de acordo com a FINDECT (Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios), a paralisação está sendo avaliada neste momento e deve ocorrer em São Paulo, Bauru (SP), Rio de Janeiro e Maranhão. A situação preocupa consumidores e empresas, já que nesta semana temos a Black Friday, momento que aumenta o número de vendas online.

Os Correios estão em greve por falta de um pagamento de bônus, conforme acordado em 2016. (Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
Diversos consumidores estão reclamando da demora para receber suas encomendas (Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

De acordo com a assessoria de imprensa dos Correios, não há nenhuma greve no momento. Na semana passada a imprensa repercutiu que os trabalhadores dos Correios estariam em greve devido a questões relacionadas ao cumprimento do acordo salarial firmado em 2016. O foco da mobilização é o pagamento do bônus de eficiência, regulamentado pelo Decreto 11.545/2023, conforme previsto no acordo.

A greve foi aprovada em uma Assembleia Nacional realizada em setembro, e a paralisação abrange a área de tributos internos, com operação padrão na Aduana. De acordo com a assembleia, os serviços essenciais à sociedade continuarão em funcionamento durante o período de greve.

O que os Correios dizem?

A assessoria de imprensa dos Correios entrou em contato com a redação do Oficina da Net para expor a situação. De acordo com eles, a operação está funcionando normalmente em todo país. Caso esteja enfrentando algum problema para receber o seu pacote, a orientação é entrar em contato pelos meios divulgados.

Em nota, os Correios informam:

Os Correios estão operando normalmente em todo o País. Como amplamente divulgado, em 2023, os Correios assinaram acordo coletivo de trabalho com as federações que representam os empregados. A imprensa também repercutiu o assunto.

Casos específicos sobre entrega de encomendas, quando reportados à empresa, são prontamente averiguados e solucionados. Os Correios seguem à disposição dos clientes pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades) ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br

Minha encomenda está parada. O que eu faço?

Pessoas de diversos lugares do país tem reclamado sobre o atraso na entrega das suas encomendas. No X (antigo Twitter), encontramos relatos de moradores de diversas localidades, entre elas Curitiba, Minas Gerais e Londrina. Alguns desses relatos alegam que o objeto já está parado há mais de uma semana e sem receber nenhuma atualização no status de entrega.

Existem também os relatos de pessoas que precisaram pagar algum imposto, como de produtos importados em que é necessário o pagamento de uma taxa de importação. Mesmo tendo pago e o pagamento sido confirmado no sistema dos Correios, o objeto não tem nenhuma alteração que indique que a entrega será realizada.

Além das encomendas atrasadas, quem tem feito qualquer postagem nos Correios durante esse período também tem tido problemas com a atualização do status do objeto. O relato da usuária @ttsps é um exemplo de que os objetos ainda nem estão em trânsito.

No momento, não há nada o que fazer a não ser aguardar. Algumas pessoas tem ido até as agências e centros de distribuição dos Correios para tentar retirar sua encomenda, mas isso nem sempre funciona.

E a Black Friday?

A Black Friday, uma das épocas mais movimentadas do mercado, neste ano acontece nesta sexta-feira, dia 24 de novembro, e isso já tem preocupado algumas pessoas. Os Correios informam que não estão em greve, mas existem várias pessoas reclamando sobre a demora na entrega das suas encomendas nesse momento e pode ser que isso afete também as compras durante a Black Friday.

De acordo com uma pesquisa do Reclame Aqui, 62% dos brasileiros querem comprar na Black Friday 2023 e a maior fatia dessas pessoas vão recorrer ás lojas virtuais.

Com informações de Reclame Aqui e Correio do Povo.