Importar produtos do exterior pode ser uma excelente maneira de encontrar produtos exclusivos e com preços mais acessíveis que no Brasil. No entanto, o processo de importação pode ser complicado e as taxas e impostos que são cobrados podem ser bastante altos. Para ajudar os compradores a importar seus produtos de forma segura e legal, os Correios oferecem o serviço Minhas Importações.

O que é o Minha Importações dos Correios?

O Minhas Importações é um serviço que permite que os compradores acompanhem todo o processo de importação de produtos adquiridos em lojas virtuais estrangeiras, desde o momento em que o produto é despachado até o momento em que é entregue na porta de sua casa. Além disso, o serviço também permite que os compradores efetuem o pagamento das taxas e impostos diretamente pelo site dos Correios.

O site também fornece informações sobre o status da encomenda, como se a mesma foi entregue, se está em processo de liberação na alfândega, entre outras informações relevantes.

Como pagar as taxas dos produtos importados da China?

Tempo necessário: 3 minutos

Para ajudar os compradores a importar seus produtos de forma segura e legal, os Correios oferecem o serviço Minhas Importações. Vamos te ajudar a usar essa plataforma e acompanhar a entrega do seu produto importado.

  1. O primeiro passo é entrar com sua conta. Caso ainda não tenha, clique em Cadastrar e preencha com seus dados.

    Passo 1 de: Como pagar as taxas dos produtos importados da China?
  2. Agora, insira o código de rastreio da encomenda e clique em Pesquisar.

    Passo 2 de: Como pagar as taxas dos produtos importados da China?
  3. Agora você pode acompanhar os detalhes de cada uma das encomendas vinculadas ao seu CPF. Caso seu produto seja taxado, uma notificação será exibida nessa tela ou será enviada para seu email ou celular, caso você insira.

    Passo 3 de: Como pagar as taxas dos produtos importados da China?

Como é calculado o valor da taxa e qual o prazo para pagamento?

A taxa dos produtos importados é calculada a partir de uma alíquota única de Imposto de Importação de 60% sobre o valor aduaneiro, que inclui o valor da mercadoria, frete e seguro. Além disso, há o ICMS, que possui uma base dde valores diferente conforme o estado de destino do produto.

Após o pagamento, há um suporte postal que inclui inspeção de raio X, armazenagem, recolhimento e repasse dos impostos, comunicação com o destinatário e remetente, além da devolução da encomenda em caso de falta de pagamento dos tributos.

É importante lembrar que o prazo para pagamento é de 30 dias corridos, contados a partir da data de notificação da taxa. Caso o pagamento não seja efetuado dentro desse prazo, a encomenda será devolvida ao remetente. Também vale lembrar que é possível contestar o valor dos tributos antes de emitir o boleto.

Vale a pena usar o serviço Minha Importações do Correios?

O serviço de Minhas Importações dos Correios é uma excelente opção para quem deseja importar produtos de forma segura e legal. Ao utilizar o serviço, os compradores podem acompanhar todo o processo de entrega e recebimento, além de efetuar o pagamento das taxas e impostos diretamente pelo site dos Correios. Com isso, é possível importar produtos do exterior sem correr o risco de serem apreendidos ou ter que pagar multas e taxas extras.