Com todas as sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos, a Huawei precisou inovar, criar e muitas vezes se inspirar em sistemas que já existem, a fim de aprimorar para seu novo ecossistema. Sem o acesso ao Google Mobile Services, a gigante chinesa contornou a situação criando a Huawei Mobile Services, e com isso a empresa pretende oferecer praticamente todos os serviços que o Google já disponibiliza.

O Petal Mail, recurso baseado no Gmail, é um dos serviços que já começaram a ser testados. Oferecendo o domínio de email @petalmail.com como a imagem abaixo mostra, é possível registrar uma conta (clicando nesse link) em conjunto com o número de celular para verificação, e que em seguida deverá conceder o acesso à plataforma.

Interface de acesso para o sistema Petal Mail da Huawei. (Imagem: Captura de tela por Giz China)
Interface de acesso para o sistema Petal Mail da Huawei. (Imagem: Captura de tela por Giz China)

Leia também:

Outros serviços Huawei

A Huawei tem solicitado uma série de registros para suas marcas de sistemas, praticamente todos inspirados no ecossistema Google. Para substituir o Google Maps, foi criado o Petal Maps, sistema já disponível para os dispositivos da linha Mate 40, P40 e Mate 30 rodando a interface de usuário EMUI 11. Para buscas, o Petal Search também substitui o sistema do Google, e deve ganhar inclusive uma hotword com os dizeres "Ok, Petal!" ou algo parecido.

A Petal Search já está disponível para usuários de mais de 170 países e em 50 idiomas, que podem buscar informações sobre aplicativos, notícias, vídeos, imagens, compras, viagens, passagens aéreas, hotéis, música, serviços locais e diversas informações sobre a vida. Além disso, este mecanismo de busca suporta mais de 50 idiomas. Os dois aplicativos foram anunciados pela empresa na conferência anual que ocorreu em outubro do ano passado e devem dar o pontapé inicial para outros sistemas proprietários da Huawei. Teremos um Petal Pay? Petal Suite? Petal Docs? Só o tempo dirá!