‎Hoje, 1º de março de 2021, a Huawei aproveitou seu perfil na rede social Weibo para anunciar que oficialmente conseguiu atualizar mais de 100 milhões de dispositivos para a sua nova interface de usuário proprietária EMUI 11. Acompanhada desse anúncio histórico, a empresa revelou um teaser com a frase "Próxima parada, HarmonyOS".

Com isso, a empresa revelou o próximo passo‎ ao apresentar o seu ciclo de atualização rápida para a nova edição do sistema. Para quem não sabe, a EMUI 11 é uma interface de usuário criada peo própria Huawei com base no sistema operacional padrão Android. O anúncio oficial de sua atualização aconteceu no evento Huawei Developer Conference‎‎ (HDC) que ocorreu em setembro de 2020, sendo apresentada inicialmente com suporte inteligente multi-janelas e multi-ecrã, acompanhada de demais recursos e funcionalidades aprimoradas para seus usuários.

‎Porém devido a uma série de fatores causados principalmente pelas proibições e sanções estabelecidas pelo governo dos Estados Unidos, a gigante tecnológica chinesa se viu obrigada a adaptar suas plataformas de forma mais rápida e eficiente. Uma das proibições mais duras é que a empresa não pode mais utilizar o sistema Android em seus smartphones, então foi necessário recorrer ao projeto que se estica já há alguns anos.

Leia também:

Próxima parada, HarmonyOS

O HarmonyOS estava em desenvolvimento antes mesmo dessas sanções virem à tona, porém estava sendo adotado inicialmente para dispositivos TVs e outros dispositivos loT. A partir daí, com a polêmica proibição em atividade, muitos rumores apontavam que a empresa seria obrigada a adaptar o sistema para smartphones, a fim de conseguir permanecer no ramo, com o mesmo potencial do Android.

Embora alguns afirmavam que a Huawei já estava começando a atualizar seus dispositivos móveis com o HarmonyOS, temos a confirmação oficial de que somente a partir de agora isso deve acontecer. A EMUI 11 é a última atualização com base no sistema operacional da Google, e apesar de não ser imediato, a transição para o novo sistema deve começar em breve.

Alguns acreditavam que o sistema HarmonyOS seria liberado através de uma provável EMUI 11.1, o que iria automaticamente substituir o atual kernel Android, para o seu próprio micro Kernel. Ainda não está claro como isso de fato vai ocorrer, mas de acordo com o portal itHome, os smartphones serão atualizados de forma direta, e farão parte do ecossistema da empresa. Ao que tudo indica, a liberação deve começar a partir desse mês ainda.