Os planos da Apple de entrar no mundo dos veículos elétricos têm sido o assunto do momento e por boas razões. No entanto, parece que a Apple não é a única gigante dos eletrônicos de consumo de olho no mercado de EV global. De acordo com informações da Reuters, a Huawei está planejando fazer carros elétricos e vendê-los com a marca de mesmo nome.

A empresa, cujo gigantesco negócio de smartphones está em forte declínio ultimamente devido às sanções comerciais dos EUA, está em negociações com a estatal Changan Automobile e alguns outros nomes na China para fabricar seus veículos elétricos em suas fábricas. Mais importante ainda, fontes familiarizadas com os desenvolvimentos mais recentes afirmam que a Huawei poderia lançar modelos elátricos já em 2021.

"A Huawei começou a projetar internamente os EVs e a abordar os fornecedores da China, com o objetivo de lançar oficialmente o projeto já neste ano, disseram três das fontes ouvidas.

Richard Yu, chefe do grupo de negócios de consumo da Huawei que levou a empresa a se tornar uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo, mudará seu foco para EVs, disse outra fonte."

Os próximos veículos elétricos Huawei terão uma abordagem de mercado de massa, ao contrário dos rumores a respeito do "Apple Car", que é considerado um carro de luxo, sem objetivo de competir contra veículos elétricos como o de baixo custo da Tesla, como o Model 3.

O EV da Huawei supostamente terá um apelo de mercado de massa

A indústria de EV local da China testemunhou um aumento recentemente, com a aceitação de veículos elétricos que deve aumentar em um ritmo rápido nos próximos anos. Quanto à Huawei, uma incursão no domínio dos veículos elétricos faz sentido, mais ainda como uma oportunidade de negócio alternativa depois de ter o segmento de smartphones soterrado por sanções. Além disso, outros nomes como Foxconn e Baidu também estão abrigando suas próprias ambições de veículos elétricos.

Huawei tem sido um player na indústria de EV já há algum tempo

Diz-se que a Huawei recebeu recentemente quatro patentes relacionadas a veículos elétricos na China. Além disso, a empresa tem parcerias com empresas como Daimler AG e General Motors em relação a tecnologias EV, e já há algum tempo desenvolve soluções relacionadas, como sistemas de software e sensores para automóveis.

Em 2019, a Huawei apresentou o que chama de primeiro hardware de comunicação 5G do mundo para carros, baseado no chip próprio, Balong 5000. E em julho do ano passado, a montadora chinesa BYD lançou seu carro elétrico Han equipado com 5G que funcionava na plataforma HarmonyOS da Huawei.