A Huawei apresentou na semana passada a sua mais recente versão de um smartphone dobrável. O Mate X2 tem design e mecânica praticamente idênticos ao Samsung Galaxy Fold, e mesmo chegando na China com o valor de R$ 16 mil quase proibitivo, em apenas 1 minuto de venda todo o estoque do aparelho foi esgotado.

O aparelho não conta com o serviços Google dado pelo motivo das sanções impostas pelo governos dos Estados Unidos durante o governo do ex-presidente Donald Trump, mas mesmo assim, o aparelho se apresenta promissor.

Um vídeo publicado no YouTube mostra como o aparelho é eficiente quando integrado a outros dispositivos de seu ecossistema. O emparelhamento é feito via NFC com o Huawei MateBook, onde o canal "Creator Studio" mostra como esse espelhamento de tela é feito de forma segura e harmoniosa. Veja;

Vídeo incorporado do YouTube

Leia também:

Ecossistema em potencial

Perceba no vídeo que assim que o smartphone é pareado com o laptop, o que vemos no seu ecrã passa também a ser transmitido no do aparelho portátil. Note também a rapidez e eficiência de interação quando o usuário passa o dedo sobre a tela do celular, e até mesmo quando o smartphone é desdobrado, tornando o uso simplificado e com uma latência praticamente imperceptível, com a mudança na exibição da tela quase que imediata.

Essa função não é nenhuma novidade no mercado, e muito menos dentre os aparelhos da Huawei. Entretanto, é extremamente interessante ver como isto funciona de forma tão prática, além de evidenciar o iminente potencial que a gigante chinesa possui.

É correto afirmar que todo esse progresso da empresa foi, de certa forma, ofuscado devido às proibições do governo norte-americano. Mesmo assim, é bom ver como a Huawei tem se superado e apresentando diversas alternativas para os seus usuários, já que não pode contar com componentes e sistemas provenientes da América.