A Huawei sempre foi uma fabricante de mente mais fechada que não aceita interferências de terceiros em seus produtos, principalmente quando falamos do seus wearables (aparelhos vestíveis) e smartwatches. Mas de acordo com informações mais recentes, isso está prestes a mudar.

Fontes afirmam que a Huawei começará a aceitar aplicativos de terceiros para serem utilizados em seus modelos de relógios inteligentes, indicando assim que a empresa está tentando mudar seu conceito sobre o nível de exploração dos desenvolvedores de aplicativos. Até então, os smartwatches da Huawei rodam apenas e exclusivamente os aplicativos desenvolvidos pela própria gigante chinesa, proibindo a instalação de programas de terceiros.

Leia também:

Resultado da polêmica contra os EUA?

Até o momento não se sabe o exato motivo da empresa começar a aceitar a instalação e desenvolvimento de aplicativos de terceiros em seus wearables, mas algumas pessoas acreditam que essa seja uma preocupação que surgiu com base na polêmica em que a Huawei está envolvida com o governo dos Estados Unidos.

Após as proibições impostas pelo governo de Donald Trump, até então presidente dos Estados Unidos, a empresa tem ficado com uma lista cada vez menor de aliados. Por conta disso, parece que a empresa está deixando de lado os conceitos de que esses aplicativos terceirizados comprometam a integridade física e operacional dos seus aparelhos, e finalmente comece a ser mais aberta com aqueles que ainda podem colaborar e promover novos desafios para a companhia.

Isso significa que a partir de muito breve, os usuários dos produtos Huawei poderão contar com cada vez mais aplicativos, e muitos deles sendo desenvolvidos fora das instalações da fabricante. Recentemente, por exemplo, tivemos a grata surpresa de apresentar um aplicativo capaz de responder mensagens de texto diretamente da telinha do relógio, algo que nem mesmo a Huawei foi capaz de desenvolver.