Desde 2019 há rumores sobre o lançamento de um celulardobrável pela Huawei, fabricante chinesa de aparelhos eletrônicos e que nos últimos anos veio se destacando no mercado de smartphones. Uma das principais novidades para esse ano será o lançamento do Mate X2, dispositivo dobrável da empresa e que trará um aprimoramento se comparado com suas versões anteriores (Mate X e XS), principalmente na construção e design.

Teaser oficial

As imagens foram publicadas pelo perfil oficial da Huawei no Weibo, rede social chinesa semelhante ao Twitter. Na imagem é possível observar que o design do Mate X2 faz alusão a um relógio que indica às 8h da manhã (16h horário de Brasília).

A construção do dispositivo é bem semelhante ao Galaxy Z Fold 2, smartphone dobrável da Samsung e que também traz uma abertura de fora para dentro, como se fosse um livro.

Postagem no Weibo.(Foto: Reprodução/Weibo).
Postagem no Weibo. (Foto: Reprodução/Weibo).

Quanto às especificações, o Mate X2 deve vir com taxa de atualização de 120 Hz e dois displays de tamanhos diferentes, sendo o principal com 8,1 polegadas e resolução 2.480 x 2.200 pixels. O secundário, por sua vez, é menor e possui apenas 6,45 polegadas com resolução de 2.700 x 1.160 pixels.

Quanto ao processador, é esperado que o smartphone venha com o Kirin 9000 e GPU G78, mesmo SoC que está presente no Mate 40 Pro, modelo que chegou ao mercado em outubro de 2020. Rumores indicam que o X2 terá uma bateria com 4.400mAh de capacidade e suporte ao carregamento rápido de 66W.

Leia também:

Huawei x Samsung

O dobrável da Huawei será um concorrente direto para a linha Fold da Samsung, por isso é esperado que a empresa adicione em seu dispositivo um harware superior ao da concorrente, porém ainda não sabemos quais são as principais diferenças entre cada versão.

O modelo da sul-coreana traz o chipset Snapdragon 865 Plus, GPU Adreno 650, 12 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno (não expansível). Isso sugere que a Huawei lance o modelo superior ou pelo menos equivalente ao que já temos disponível atualmente.

Lançamento e preço

O smartphone será revelado oficialmente na próxima segunda-feira (22), em um evento on-line que será divulgado nas redes sociais da Huawei, assim como os lançamentos anteriores. O preço ainda é desconhecido, mas certamente será acima dos R$ 10.000.

Fonte: Gizchina.