O governo Trump passou os últimos dois anos em guerra com a China e principalmente com a Huawei, chamando a empresa de risco à segurança nacional devido a seus supostos vínculos com o governo chinês.

Uma ordem executiva proibiu as empresas (mesmo empresas internacionais) de vender hardware ou software Huawei que contivesse tecnologia dos Estados Unidos e restrições adicionais ao comércio com a Huawei tornaram extremamente difícil para a empresa continuar construindo equipamentos de rede e smartphones. Foram anos difíceis para a Huawei, mas agora que o governo Biden está no comando, as coisas serão diferentes?

Como relata o The Wall Street Journal, a Huawei certamente parece estar enviando sinais agora que o presidente Biden se acomodou. Uma das ferramentas usadas contra a Huawei foi uma decisão da FCC no ano passado que declarou a Huawei uma ameaça à segurança nacional e proibiu as empresas de telecomunicações dos EUA de usar financiamento do governo para comprar equipamentos Huawei.

A Huawei entrou com uma ação no Tribunal de Apelações dos EUA para o 5º Circuito contestando a decisão, chamando-a de "arbitrária, caprichosa e um abuso de discrição e não apoiada por evidências substanciais".

A Xiaomi também entrou com processo semelhante no início deste mês depois que, em um de seus últimos atos no poder, a administração de Trump declarou a Xiaomi uma "empresa militar comunista chinesa" e proibiu os cidadãos americanos de possuir ações da Xiaomi. A empresa classificou a decisão como "ilegal e inconstitucional" argumentando que negou à empresa o devido processo legal.

Evidências substanciais nunca foram publicadas

A FCC tem uma nova liderança sob Biden, mas um porta-voz da FCC sinalizou ao The Wall Street Journal que apoiaria a decisão anterior contra a Huawei. "No ano passado, a FCC emitiu uma designação final identificando a Huawei como uma ameaça à segurança nacional com base em um corpo substancial de evidências desenvolvidas pela FCC e várias agências de segurança nacional dos Estados Unidos", disse o porta-voz, acrescentando: "Continuaremos a defender essa decisão." As "evidências substanciais" dos EUA mostrando que a Huawei espia o governo chinês nunca foram publicadas e pelo visto jamais serão.

O governo Biden está atualmente no meio de uma revisão das políticas antigas de Trump e não parece ter chegado a uma conclusão sobre a Huawei ainda. O Departamento de Comércio está encarregado da proibição de exportação da Huawei e, embora a nova secretária Gina Raimondo tenha dito que "protegeria os americanos e nossa rede da interferência chinesa", ela também se recusou a prometer manter a proibição da Huawei até que uma revisão pudesse ser concluída.

A Huawei começou a cortejar o governo Biden no início desta semana, quando o CEO da Huawei, Ren Zhengfei, disse que "acolheria" um telefonema e uma comunicação aberta com o novo presidente. "Se a capacidade de produção da Huawei puder ser expandida, isso significaria mais oportunidades para as empresas americanas fornecerem também", disse Ren a repórteres . "Acredito que isso será mutuamente benéfico. Acredito que a nova administração levaria em consideração esses interesses comerciais quando estiverem prestes a decidir sua nova política".