A Huawei é umas das principais fabricantes vítimas de rumores, seja no ramo de smartphones, tablets e outras áreas em que a empresa atua. Com esse cenário em mente, novos boatos começam a circular, dizendo que a gigante chinesa tem agora intenções de entrar no mercado de consoles de última geração e trazer o seu próprio modelo para rivalizar com Sony e Microsoft, donas da PlayStation e Xbox respectivamente.

Sabemos que a empresa de fato tem se preparado para apresentar um novo notebook gamer, um possível sucessor do Hunter V700 lançado oficialmente em setembro de 2020, mas devido a problemas geopolíticos, a Huawei precisou se desfazer da marca Honor, o que automaticamente atrasou o lançamento do novo laptop.

Mas além desse suposto novo notebook gamer, um console de última geração também está em pauta para os próximos projetos da fabricante.

Leia também:

Huawei vs PlayStation e Xbox

Importante lembrar que, caso seja realmente produzido, este não será o primeiro console da Huawei, já que em 2014, a empresa apresentou o modelo chamado Tron, um videogame baseado no Android 4.2 Jellybean e que pouquíssimas pessoas ouviram falar dele.

O vídeo abaixo foi publicado no YouTube pelo canal Huaweinews na época e mostra o Huawei Tron em funcionamento.

Vídeo incorporado do YouTube

Mas mesmo não tendo um nome oficial ainda, o novo console da empresa pretende ser totalmente diferente do Tron, e tem como objetivo principal rivalizar com a Sony e Microsoft, que basicamente são as empresas mais conhecidas no mercado de videogames na atualidade e bem consolidadas por sinal.

Não se sabe ao certo quais componentes vão ser inseridos no capô desse novo console, mas de acordo com informações, a Huawei pretende utilizar recursos de uma união de fabricantes chinesas liderada pela AMD, o que supostamente daria condições de produzir um modelo bem parecido com os já presentes no mercado hoje. A intenção da empresa não é, por exemplo, que seu console seja baseado em ARM, assim como o Nintendo Switch, mas algo ainda mais avançado.

Com o hardware certo, a Huawei ainda poderá utilizar o sistema que ela mesmo criou há alguns anos chamado GameCenter, software baseado no Media Services para Android que inclusive já possui diversos jogos a disposição. Mas também é possível que a empresa construa um novo sistema operacional baseado em Linux, o que obrigaria a companhia a produzir um novo catálogo de games do zero.

Enfim, por enquanto essas informações devem ser encaradas como rumores, e se for realmente concreto, novos detalhes deverão vir à tona. Por enquanto, o que podemos fazer é aguardar.

Via Via2